Espanhol terminou em segundo lugar, atrás de Marc Márquez, ainda fez a festa no pódio juntamente com o compatriota e Pecco Bagnaia mas foi penalizado em 16 segundos
Maverick Viñales fez uma corrida espetacular intrometendo-se entre os suspeitos do costume na luta pelos lugares da frente e, no final, depois de ter conseguido segurar o segundo lugar do pódio, estava visivelmente satisfeito. «É sinal que estamos a fazer um bom trabalho», exultou o espanhol.
Espanhol viu Morbidelli e Vinãles liderarem no circuito de Losail antes de passar para a frente. O campeão do Mundo, Jorge Martín, caiu a 8 voltas do fim e era a imagem do desalento, enquanto Viñales (2.º) está a ser investigado e pode cair para 15.º lugar
Mas este estado de graça duraria pouco tempo, embora demasiado, já que o piloto da KTM subiu ao pódio, celebrou no mesmo, apesar de estar sob investigação, sujeitando-se a um papel algo constrangedor já que pouco depois sairia o castigo que o atirou para o fundo da classificação, mais concretamente 14.º posto.
Com esta penalização, Bagnaia sobe a segundo e Morbidelli a terceiro.
Tudo porque aparentemente correu o Grande Prémio do Qatar com pressão irregular dos pneus e, por isso, penalizado em 16 segundos!
O campeão do Mundo sofreu uma queda aparatosa durante a corrida no circuito de Losail, foi observado no posto médico do circuito mas acabou transportado de helicóptero para um hospital em Doha, com um diagnóstico de pneumotórax agravado
As regras que geraram abastante polémica ditam a pressão dos pneus, que pode variar consoante o circuito, e os pilotos têm de obedecer às pressões mínimas durante um mínimo de 60% das voltas em qualquer distância de corrida superior a 15 voltas (30% nas sprint).
A pressão mínima do pneu dianteiro slick caiu, no ano passado, de 1.88 bar para 1.80 bar, e ,em caso de chuva, o mínimo exigido é 2,0 bar. Para os traseiros: 2,0 bar para os lisos e 1,7 bar para pneus de chuva.
Para infrações na sprint, é aplicada uma penalização de oito segundos, com uma penalização de 16 segundos se esta infração se verificar no Grande Prémio.
Foi o que aconteceu com Maverick Viñales.