'Revolução' a 25 de abril traz mais competição já no GP do Azerbaijão

Fórmula 1 'Revolução' a 25 de abril traz mais competição já no GP do Azerbaijão

MOTORES25.04.202318:51

Apenas uma sessão de treinos livres, com todo o resto a valer pontos: esta a ‘revolução’ no figurino dos Grandes Prémios de F1, já a partir do fim de semana de 28 a 30 do corrente mês, em Baku, no Azerbaijão, foi esta terça-feira anunciado, com a sessão de qualificação para o GP propriamente dito, de domingo, a acontecer já na sexta-feira, da 28, logo após os primeiros - e únicos - treinos livres.

O sábado passa, na orgânica dos Grandes Prémios, a ser integralmente consagrado à Corrida Sprint: qualificações de manhã - agora redenominadas ‘Sprint Shootout’ -, a corrida propriamente dita pela tarde, que mantém a distância de 100 km. Terá três triagens, a qualificação: a Q3, Q2 e Q1, por esta ordem, vão ter oito, dez e 12 minutos de tempo para serem realizadas.

Sem que a pontuação mude - só para os oito primeiros, por ordem decrescente conforme a classificação, de oito pontos até um ponto - outra das novidades anunciadas neste dia é a obrigatoriedade de utilização de determinados tipos de pneus nestas triagens do ‘Sprint Shootout’: pneus macios na Q3, médios nas Q1 e Q2.

Confirmado está também que, além de Baku (Azerbaijão), este novo formato das corridas Sprint será adotado nos GP de Áustria, Bélgica, Catar, EUA e São Paulo (Brasil). A distância do GP não se altera.

Assim, para o GP do Azerbaijão, em Baku, os treinos livres, e na hora de Portugal continental, acontecem na sexta-feira, dia 28, das 11 às 11.30 horas, com a qualificação para o GP a realizar-se das 14 às 15 horas. Sábado, dia 29, a qualificação do ‘Sprint Shootout’ acontecerá das 13.30 às 14.30 horas, com a corrida Sprint propriamente dita entre as 17.30 e as 18.30 horas. No domingo, dia 30, a partida do GP do Azerbeijão acontecerá às 15 horas.

Veja, no ‘tweet’ abaixo, as alterações anunciadas esta terça-feira ao formato nos GP de F1: