Automobilismo Portimão e Portugal perdem Mundial de Resistência
A Federação Internacional do Automóvel (FIA), com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), também a entidade promotora das 24 Horas de Le Mans, na véspera da corrida que comemora 100 anos em 2023, anunciaram o calendário do Mundial de Resistência (WEC) para 2024, a 12.ª temporada do campeonato relançado em 2012. Entre as novidades, sem surpresa, considerando as informações que circulavam e publicámos antecipadamente, Portimão e Portugal não figuram num mapa com quatro novidades em oito corridas!
Em 2024, o Prólogo para preparação da temporada realiza-se em Lusail, no Catar, também o circuito da primeira corrida do ano, o que acontece pela primeira vez no WEC. As outras novidades num calendário com mais uma ronda que este ano, são Imola (Itália), que substitui Monza, Interlagos (Brasil) e Austin (EUA). Na próxima temporada, mais três marcas em Hypercar – Alpine, BMW e Lamborghini – e substituição dos LMGTE Am pelos LMGT3, com as marcas na categoria de topo do Mundial a desfrutarem de prioridade na inscrição de participantes (num máximo de dois carros).
A categoria LMP2 também desaparece do campeonato, mas o promotor de Le Mans anunciou a admissão de 15 máquinas da categoria nas 24 Horas de 2024. Este ano, no WEC, 38 carros em competição, incluindo 11 protótipos. Em 2026, LMP2 novos.
Portugal recebeu o Mundial em 2021 e 2023, ambas no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, primeiro num 13 de junho e numa corrida com 8 Horas, depois num 16 de abril e numa corrida com 6 Horas. A Toyota, com o GR010 Hybrid #8, venceu as duas edições da etapa portuguesa do WEC.
Calendário-2024
24 de fevereiro: Prólogo (Losail, Catar)
2 de março: 1812 km do Catar
21 de abril: 6 Horas de Imola (Itália)
11 de maio: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
15 e 16 de junho: 24 Horas de Le Mans (França)
14 de julho: 6 Horas de São Paulo (Brasil)
1 de setembro: Lone Star Le Mans (Austin, EUA)
15 de setembro: 6 de Horas de Fuji (Japão)
2 de novembro: 8 Horas do Barém