Automobilismo Porsche na Fórmula E até 2025/2026
Na antecâmara do encerramento da Época 9 da categoria, com as duas corridas no programa do ePrix de Londres, no próximo fim de semana, a determinarem os campeões tanto de pilotos como equipas, a Porsche anunciou o prolongamento por dois anos do compromisso com a Fórmula E, agora válido até ao final da temporada de 2025/2026 (Época 12). O contrato da equipa alemã com o promotor do campeonato de monolugares elétricos expirava já no final de 2023/2024, após cinco anos de envolvimento na competição.
Este anúncio também beneficia, teoricamente, António Félix da Costa, que está apenas no final do primeiro ano de contrato com a Porsche, equipa em que ingressou depois de três temporadas na DS Techeeath, a escuderia antecessora da DS Penske com que venceu o título na Época 7, a temporada anterior à atribuição à Fórmula E do estatuto de Mundial pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Na Época 13 da Fórmula E (2025/2027), monolugares elétricos novos, com o Gen4 a substituir o Gen4 introduzido esta temporada. E a Porsche, disse-o hoje, pretende participar de forma muito ativa no desenvolvimento do sucessor do 9XX Electric do alemão Pascal Wherlein e do português António Félix da Costa em ação na temporada que termina, este fim de semana, no ExCeL de Londres, com as corridas 15 e 16 da época.
Matematicamente, num fim de semana que vale um máximo de 94 pontos para os pilotos e 188 pontos para as equipas, Porsche na corrida aos dois títulos da Época 9 tanto de forma direta como indireta. Wehrlein é quarto no Mundial, com 146 pontos, mais 53 que Félix da Costa, o sétimo classificado, e menos 49 que o britânico Jake Dennis, piloto da Andretti no comando do Mundial - a equipa norte-americana, recorda-se, compete com os 9XX Electric alemães.
No Mundial de Equipas, Porsche na segunda posição, com 239 pontos, menos 14 que a primeira classificada, a Envision Racing de Nick Cassidy e Sébastien Buemi, que alinha no Mundial com os I-Type 6 da Jaguar.