O fantasma da cláusula de saída de Verstappen no verão
Consultor da Red Bull, Helmut Marko
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que a cláusula no contrato de Max Verstappen, que lhe permite sair antecipadamente da equipa, «será um tema» no verão. Segundo muitos analistas, esse será o prazo para a sua ativação e será interessante ver como o campeão mundial irá agir, já que nos últimos 12 meses tem sido regularmente associado a uma transferência para outra equipa.
No ano passado, a cláusula de rescisão antecipada do contrato de Verstappen com a Red Bull, negociada em seu benefício, estava ligada à permanência de Marko na equipa, mas Helmut explicou posteriormente que essa condição tinha sido removida do contrato.
Agora, o antigo piloto confirmou novamente que Max tem essa cláusula no seu contrato, tal como todos os pilotos de topo na Fórmula 1, mas também explicou que a Red Bull não está preocupada com isso, apesar do início de temporada menos positivo dos antigos campeões.
«Precisamos de melhorias no carro para que o Max possa conquistar o seu quinto título mundial», afirmou Marko ao Formel1.de. «Esse é o nosso grande objetivo e toda a equipa está a trabalhar arduamente para isso. Claro que todos os pilotos de topo têm uma cláusula no contrato, relacionada com o desempenho da equipa, que lhes permite sair se a equipa não estiver a ter um bom desempenho. Mas, neste momento, isso não é um tema para nós», completou.
Marko foi questionado se, no verão, o tema da cláusula de saída antecipada de Max voltaria a ser relevante, e ele respondeu afirmativamente.
«Sim, essa é a janela temporal, mas, por favor, estamos em segundo lugar na classificação dos pilotos, a 8 pontos do líder. Ainda há muito tempo até à pausa de verão», reforçou.
Por fim, deixou claro que dificilmente permaneceria na Red Bull se Max decidisse sair: «Se o Verstappen sair, essa será uma boa razão para eu também sair.»