3 junho 2024, 12:26
Fórmula 1: Ocon deixa Alpine no final do ano
Equipa francesa e piloto acabam com ligação de cinco anos
Jack Doohan vai ocupar lugar do francês na prova que se disputa entre 7 e 9 de junho
Jack Doohan vai substituir Esteban Ocon, na Alpine, para a primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio (GP) do Canadá, que se realiza no Circuito Gilles-Villeneuve entre 7 e 9 de junho.
«Estou grato à equipa pela oportunidade de ter mais tempo de pista e também de me familiarizar com os carros de 2024 no início da época. Isto também vai ajudar no trabalho que estou a fazer no simulador, especialmente nas rondas europeias», disse o piloto australiano ao site oficial da Alpine.
A decisão surge ainda na ressaca da polémica que envolveu o francês e o colega de equipa, Pierre Gasly, no GP do Mónaco - quando Ocon tentou uma manobra de ultrapassagem que colocou em risco a continuação dos dois pilotos na prova - e também da saída do gaulês do construtor.
3 junho 2024, 12:26
Equipa francesa e piloto acabam com ligação de cinco anos
O diretor de equipa, Bruno Famin tinha prometido consequências, contudo a decisão de dar o lugar a Jack Doohan também pode ser justificada pelos regulamentos da Fórmula 1, que exigem que um novato - piloto que tenha participado em dois ou menos GP - participe numa destas sessões por duas vezes ao longo da temporada.
O australiano de 21 anos já competiu por dois anos na Fórmula 3, cujo melhor resultado foi o 2.º na época de 2021 e que lhe valeu promoção à Fórmula 2. Nessa competição, chegou ao 3.º posto, em 2023, ganhando três corridas às quais juntou outros cinco pódios. Na Alpine, cumpre a função de piloto de reserva desde 2023.