Marcelo Rebelo de Sousa andou no primeiro automóvel de Portugal
Automóvel Clube de Portugal comemora 120.º aniversário
O Automóvel Club de Portugal (ACP) assinalou o encerramento das celebrações do seu 120.º aniversário com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi conduzido num Panhard & Levassor, o primeiro automóvel que circulou em Portugal em outubro 1895.
«O Automóvel Club de Portugal está ligado à nossa vida e está permanentemente sintonizado com a sociedade portuguesa. É um grande clube português e um clube que serve Portugal. O papel do Automóvel Club de Portugal é fundamental e de utilidade pública», disse o governante.
Já Carlos Barbosa, presidente do ACP afirmou que «o Automóvel Club de Portugal, ao longo dos últimos 120 anos, tem tido um papel relevante no seio da sociedade portuguesa enquanto agente da mobilidade». E acrescentou: «Temos, desde o primeiro dia, defendido e desenvolvido a mobilidade em Portugal de forma transversal e abrangente, sempre em linha com o desenvolvimento da sociedade. É com muita honra que assumimos o papel de maior clube português e dedicamos o nosso esforço em prol da defesa de todos os condutores.»
O Panhard & Levassor que transportou o Presidente da República foi doado ao ACP pela família Garrido, em 1955. Ficou durante muitos anos em exposição na delegação do ACP no Porto, na Rua Gonçalo Cristóvão, e, posteriormente, no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto. Nos últimos anos, o Panhard & Levassor esteve em exposição no Museu Nacional dos Coches, tendo sido agora intervencionado a nível de motor.
Por ocasião desta festividade, o ACP promoveu também a recriação da primeira prova automóvel da Península Ibérica, entre a Figueira da Foz e Lisboa, em 1902, e que esteve na génese da fundação do então Real Automóvel Club de Portugal, a 15 de abril de 1903, presidida à época pelo Rei D. Carlos.