GP San Marino: Marc Márquez vence pela segunda vez consecutiva, Oliveira fica em 11.º
Marc Márquez
Foto: IMAGO

GP San Marino: Marc Márquez vence pela segunda vez consecutiva, Oliveira fica em 11.º

MOTO GP08.09.202413:44

Espanhol da Gresini superou concorrência de Francesco Bagnaia e venceu corrida no circuito de Misano

Marc Márquez é o grande vencedor do Grande Prémio de San Marino. Na 13.ª prova do calendário do MotoGP, o espanhol da Gresini venceu o duelo com Francesco Bagnaia (Ducati) e saiu vitorioso do circuito de Misano, numa corrida onde Miguel Oliveira (Trackhouse) terminou na 11.ª posição. Segunda vitória consecutiva para Márquez, depois da conquista do GP de Aragão.

Com Bagnaia a partir da pole, a corrida começou intensa, com destaque para Jorge Martín (Pramac), que saltou da quarta para a segunda posição e colou-se ao italiano. Ainda nas primeiras voltas, Pedro Acosta (Tech3), primeiro, e Franco Morbidelli (Pramac), depois, sofreram quedas quando seguiam na terceira posição e permitiram a subida de Marc Márquez.

Momentos depois da queda de Morbidelli, Martín, que seguia em segundo lugar, cometeu um dos erros que iria marcar a corrida. O espanhol, atual líder do mundial, foi às boxes trocar para uma moto com pneus de chuva, decisão de que se iria arrepender instantes mais tarde. Isto porque, o piloto da Pramac teve de voltar à pit lane, para trocar novamente para pneus secos, e iria terminar na 17.ª posição.

A 20 voltas do final, Márquez acelarou, ultrapassou Bagnaia e já não saiu mais da liderança, aumentando, gradualmente, a vantagem sobre o italiano até ao final da corrida.

Enea Bastianini (Ducati) competou o pódio, com Brad Binder (KTM), Marco Bezzechi (Enduro), Álex Márquez (Gresini), Fabio Quartararo (Yamaha), Jack Miller (KTM), Fabio Di Giannantonio (Enduro) e Pol Espargaró (KTM) a fecharam o top 10.

Quanto a Miguel Oliveira, beneficiou das idas às boxes de vários pilotos para subir da 18.ª para a 11.ª posição, arrecadando cinco pontos. O português continua no 13.º lugar do mundial de pilotos (65 pontos), que ainda é liderado por Jorge Martín (312), sendo que a liderança do espanhol sobre Bagnaia foi reduzida de 26 para 12 pontos.