Fórmula 1 GP de Espanha: Verstappen na 'pole position'
Max Verstappen, em Red Bull-RBPT, garantiu a ‘pole position’ para a edição 64 do Grande Prémio de Espanha, a 53.ª pontuável para o Mundial de Fórmula 1 e a 33.ª consecutiva no Circuito de Barcelona-Catalunha, que tem configuração nova estreada pelo MotoGP em 2021 – 4,657 km e 14 curvas em vez dos 4,675 km e das16 curvas adotada em 2007. O bicampeão em título e comandante do campeonato de 2023 realizou a volta mais rápida em 1.12,272 m, registo que ‘esmagou’ toda a concorrência direta – o segundo, o espanhol Carlos Sainz, em Ferrari, foi 0,462 s mais lento!
Verstappen, à ronda 8 do campeonato de 2023, que teve apenas sete corridas ao momento, devido ao cancelamento do Grande Prémio da Emília-Romanha, em Imola, decisão provocada pelo muito mau tempo que afetou, tragicamente, aquela região de Itália, conseguiu apenas a primeira ‘pole’ da carreira em Espanha, curiosamente no circuito em que comemorou a primeira vitória na Fórmula 1, a 15 de maio de 2016, na estreia pela escuderia Red Bull, mas somou a quarta da temporada e a 24.ª da carreira, registo que o posiciona em 11.º entre os melhores de sempre na categoria, ao lado do austríaco Niki Lauda e do brasileiro Nelson Piquet, o pai da companheira Kelly.
A qualificação em Espanha teve início problemático, com bandeira vermelha a parar sessão que começou com piso escorregadio e decorreu sob ameaça de chuva, após mão cheia de saídas de pista, devido à aderência precária. Os resultados de Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull foram os mais dececionantes (e inesperados). O monegasco da Scuderia, piloto na ‘pole’ na edição de 2022 deste grande prémio, saiu de cena no final do primeiro segmento da sessão, não conseguindo melhor que o 19.ª tempo, enquanto o mexicano da equipa austríaca, pela segunda corrida consecutiva, não alcançou o ‘top-10’ que decide as primeiras cinco linhas na grelha de partida e comprometeu mais a ambição de poder lutar pelo título mundial.
Em contrapartida, pela positiva, destacaram-se tanto o segundo lugar de Carlos Sainz (Ferrari) como o terceiro de Lando Norris (McLaren) e o quarto de Pierre Gasly (Alpine-Renault), piloto que pode perder esta posição na grelha de partida para a corrida com 66 voltas a realizar-se amanhã, a partir das 14 horas de Portugal Continental, por estar sob investigação dos comissários da FIA, alegadamente por perturbar voltas rápidas de Sainz e Verstappen.
Classificação (e grelha de partida provisória):
1.º Max Verstappen, Red Bull-RBPT, 1.12,272 m
2.º Carlos Sainz, Ferrari, 1.12,734 m
3.º Lando Norris, McLaren-Mercedes, 1.12,792 m
4.º Pierre Gasly, Alpine-Renault, 1.12,816 m
5.º Lewis Hamilton, Mercedes, 1.12,818 m
6.º Lance Stroll, Aston Martin-Mercedes, 1.12,994 m
7.º Esteban Ocon, Alpine-Renault, 1.13,083 m
8.º Nico Hulkenberg, Haas-Ferrari, 1.13,229 m
9.º Fernando Alonso, Aston Martin-Mercedes, 1.13,507 m
10.º Oscar Piastri, McLaren-Mercedes, 1.13,682 m
Eliminados na Q2
11.º Sergio Pérez, Red Bull-RBPT, 1.13,334 m
12.º George Russell, Mercedes, 1.13.447 m
13.º Zhou Guanyu, Alfa Romeo-Ferrari, 1.13,521 m
14.º Nyck de Vries, AlphaTauri-RBPT, 1.14,083 m
15.º Yuki Tsunoda, AlphaTauri-RBPT, 1.14,477 m
Eliminados na Q1
16.º Valtteri Bottas, Alfa Romeo-Ferrari, 1.13,977 m
17.º Kevin Magnussen, Haas-Ferrari, 1.14,042 m
18.º Alexander Albon, Williams-Mercedes, 1.14,063 m
19.º Charles Leclerc, Ferrari, 1.14,079 m
20.º Logan Sargeant, Williams-Mercedes, 1.14,699 m