GP Bélgica: Verstappen sobrevive a chuvosa 3.ª sessão de treinos
Max Verstappen foi mais rápido no FP3 marcado pela chuva
Foto: IMAGO

GP Bélgica: Verstappen sobrevive a chuvosa 3.ª sessão de treinos

FÓRMULA 127.07.202412:54

Neerlandês foi o mais rápido em Spa, à frente de Oscar Piastri (McLaren) e Pierre Gasly (Alpine); acidente de Lance Stroll provocou interrupção do FP3

Max Verstappen (Red Bull) terminou a terceira sessão de treinos (FP3) do Grande Prémio da Bélgica com o tempo mais rápido. Numa sessão marcada pela chuva, o piloto da Red Bull rodou o mítico circuito de Spa-Francorchamps em 2.01,565 minutos, com uma larga vantagem para o 2.º classificado, Oscar Piastri (McLaren), que ficou a 1,433 segundos.

Aproveitando da melhor forma as condições climatéricas adversas, Pierre Gasly (Alpine) terminou em 3.º (+1,610 s). Porém, o momento de maior tensão desta manhã de sábado foi o acidente de Lance Stroll (Aston Martin) que, ainda assim, ficou em 7.º.

O canadiano teve um despiste na curva Eau Rouge e não evitou choque com as barreiras. Porém, apesar da suspensão partida, o carro deverá estar a postos para a qualificação (15 horas de Portugal Continental).

O acidente de Stroll provocou bandeira vermelha, levando à interrupção da sessão, que se prolongou devido à intensificação da chuva. Tanto Lando Norris (McLaren) como Carlos Sainz (Ferrari) - 19.º -, mais tarde, tiveram um momento de maior aflição ao perderem brevemente controlo do monolugar, contudo, evitaram colisão com as barreiras.

Ainda assim o britânico da McLaren terminou em 4.º, seguido por Esteban Ocon (Alpine). Charles Leclerc foi o mais veloz da Scuderia e Valtteri Bottas surpreendeu ao colocar o C44 da Kick Sauber em 8.º. Lewis Hamilton (9.º) foi o único piloto da Mercedes dentro do 'top'-10 - George Russell fez apenas duas voltas -, e Sergio Pérez (Red Bull) fechou o mesmo.

Classificação geral FP3: