Automobilismo Fórmula E: Tóquio no mapa do Mundial de 2024

AUTOMOBILISMO23.06.202320:21

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), por proposta do promotor da competição, divulgou o calendário provisório para a Época 10 da Fórmula E, a quarta com o estatuto de Campeonato do Mundo que ganhou só na temporada 7, após a confirmação do potencial desportivo da categoria de monolugares elétricos que atraiu várias marcas de primeiro plano na indústria automóvel.

Como novidades mais importantes no calendário para 2024, estreias de Tóquio e do Japão. Confirmando-se o plano, em circuito citadino novo na baía da capital nipónica, a 30 de março, ronda 4 de temporada com início marcado para 13 de janeiro, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Pela primeira vez, a metrópole japonesa integra o calendário de campeonato da FIA, o que é possível só por tratar-se de categoria (quase) sem impacto no meio ambiente.

As mudanças no calendário, comparativamente à Época 9, encontram-se nas saídas de Hiderabade (Índia) e Cidade do Cabo (África do Sul), mas estes dois ePrix podem integrar o calendário definitivo a anunciar em data mais próxima do final do ano, nas vagas por preencher a 10 e 24 de fevereiro de 2024, respetivamente. Numa é+oca com 17 corridas, mais 1 que o recorde de 16 estabelecido este ano, há terceira data livre: 13 de maio.

O Mundial de 2024 prolonga-se até 21 de julho e acaba com jornada dupla em Londres, Inglaterra, a exemplo do que acontece este ano, depois das visitas a Cidade do México, Diriyah (Arábia Saudita), Tóquio (Japão), São Paulo (Brasil), Roma (Itália), Monte Carlo (Mónaco), Berlim (Alemanha), Jacarta (Indonésia) e Portland (Estados Unidos).

Este fim de semana, precisamente em Portland, no Oregon, Estados Unidos, ronda 12 da temporada de 2023. A corrida com 28 voltas à International Raceway, circuito permanente com 3,190 km e 12 curvas que conhecemos, sobretudo, do IndyCar norte-americano, tem início marcado para a 01.04 horas de domingo, após qualificação às 20.40 horas de sábado.