FIA e FIM juntas no combate aos abusos nas redes sociais

Motores FIA e FIM juntas no combate aos abusos nas redes sociais

MOTORES30.07.202313:39

Os presidentes da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed Ben Sulayem, e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Jorge Viegas, durante encontro em Spa-Francorchamps, na manhã do Grande Prémio da Bélgica, ronda 12 do Mundial de Fórmula 1, assinaram acordo de associação no combate aos abusos nas redes sociais, somando-se a aliança global contra prática cada vez mais generalizada no desporto.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a combinação de esforços para acabar com a discriminação e o discurso de ódio no desporto. Entre os membros da aliança global encontram-se adeptos, atletas, dirigentes, outras entidades federativas nacionais e internacionais, empresas tecnológicas e plataformas de redes sociais, entre muitas outras entidades comprometidas com a necessidade de fazer-se mais e melhor para eliminar o problema de vez.

O acordo celebrado entre FIA e FIM pressupõe, por exemplo, a promoção de práticas que previnam todas as formas de abuso e discriminação, nomeadamente com recurso à educação e formação de agentes desportivos e fãs, além da monitorização e eliminação de conteúdos que disseminam comportamentos com impacto social relevante que violam os princípios fundamentais em sociedades modernas.

Mohammed Bem Sulayem e Jorge Viegas concordam na importância do desporto para o bem-estar individual e coletivo, por isso apelando à adoção de regras mais restritivas que combatam o problema e criem ambientes mais inclusivos, positivos e transparentes, o que necessita do apoio, sobretudo, as empresas que gerem as plataformas e das autoridades nacionais e internacionais com poderes regulatórios.

FIA e FIM também estão empenhadas na ampliação desta aliança global, anunciando discussões com o Comité Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), entre outras entidades e organizações, para a criação de ecossistema desportivo novo capaz de eliminar, de vez, os discursos de ódio nas redes sociais, com o objetivo de participarem, ativamente, na construção de uma sociedade mais saudável (leia-se tolerante).

«A FIM apoia esta campanha da FIA. O desporto é uma plataforma extraordinária para o ensino e a promoção de valores como a igualdade, a inclusão, a justiça, o respeito e a importância do trabalho em equipa. Juntos, temos de fazer tudo o que for possível para mudarmos atitudes e eliminarmos este mal», disse Jorge Viegas, o português à frente da entidade que superintende o motociclismo mundial.