Ralis Estreia de Meeke e regresso de Araújo no Terras D’Aboboreira
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) regressa este fim de semana à estrada, com a ronda 3 de 2023. Amanhã e sábado, no Terras D’Aboboreira com organização do Clube Automóvel de Amarante, 417,54 km para percorrer, incluindo 99,18 km cronometrados arrumados em 9 especiais, em terra. Esta prova também é pontuável para o Nacional de 2 rodas motrizes (2RM), European Rally Trophy (ERC) e os troféus Peugeot Rally Cup Ibérica e Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.
Como cabeças-de-cartaz do rali em Amarante, Baião e Marco de Canavezes, o regresso à competição do pluricampeão nacional Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo), já recuperado do acidente na ronda 1 de 2023, e a estreia no CPR de Kris Meeke, o eleito pelo Team Hyundai Portugal para suceder ao malogrado Craig Breen no i20 N Rally2.
Piloto próximo do irlandês de 33 anos que perdeu a vida no dia 13, durante testes para o Rali da Croácia, a ronda 4 do Mundial, o norte-irlandês de 43 anos deixou de competir a tempo inteiro no WRC após o final do campeonato de 2019, que cumpriu com a Toyota. No currículo, 104 ralis, 13 pódios e 5 vitórias, incluindo em Portugal-2016, num Citroën DS3!
Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo lidera o CPR e encontra-se entre os favoritos à vitória. O ano passado, precisamente no Terras D’Aboboreira, o bracarense ganhou pela 1.ª vez no CPR. Também na luta, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) e Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally 2). Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2), na temporada de regresso ao Nacional, em dois ralis, registou duas desistências, ambas por acidente, por isso continuando sem pontuar no CPR.