2 março 2024, 16:38
Max Verstappen domina e vence Grande Prémio de Bahrein
Neerlandês terminou prova com mais de 20 segundos de avanço para Sergio Pérez, que terminou em segundo; Carlos Sainz, da Ferrari, fechou os lugares do pódio
Diretor Matt Harman e Dirk de Beer, chefe de aerodinâmica, estão de saída do construtor francês
Depois de um Grande Prémio (GP) negativo para a Alpine em que Esteban Ocon e Pierre Gasly se qualificaram em 19.º e 20.º, respetivamente - e na corrida não foram além do 17.º e 18.º -, o construtor francês sabe que o diretor do departamento técnico, Matth Harman, e o chefe de aerodinâmica, Dirk de Beer, estão de saída.
Segundo avança o site Motorsport.com, os dois apresentaram a demissão no mês passado, mas estiveram presentes no GP do Bahrein. A equipa gaulesa não confirmou a informação avançada pela publicação, referindo apenas que não ia comentar o caso.
Esta é mais uma dor de cabeça para a Alpine, depois de um arranque de temporada difícil para a formação liderada por Bruno Famin. Se em 2022, o A522 foi o quarto carro mais rápido durante a temporada, terminando o Mundial de Construtores no mesmo lugar, estes últimos dois anos viram os franceses perderem terreno para os rivais.
Se no ano passado, ainda arrecadaram dois pódios (Ocon foi 3.º no GP de Mónaco e Gasly 3.º no GP dos Países Baixos), os resultados dos testes de pré-época indicavam que o A524 não estava em boa posição, sofrendo de um excesso de peso em relação aos restantes monolugares, e a performance aerodinâmica mostrou-se inconsistente. E o resultado da primeira prova de 2024 confirmou isso mesmo.
«Sabíamos que o início da época ia ser difícil», disse o chefe de equipa Bruno Famin, que substituiu Otmar Szafnauer no cargo no verão de 2023.
«Dito isto, estamos a fazer tudo o que podemos com o que temos neste momento e vamos continuar a encontrar melhorias e a fazer progressos sempre que estivermos em pista. Na próxima semana vamos a Jeddah - Grande Prémio da Arábia Saudita -, uma pista completamente diferente da do Bahrein, o que nos dá uma nova oportunidade de continuar a aprender e a progredir o nosso carro», concluiu.
2 março 2024, 16:38
Neerlandês terminou prova com mais de 20 segundos de avanço para Sergio Pérez, que terminou em segundo; Carlos Sainz, da Ferrari, fechou os lugares do pódio