Embaixada de Portugal em Kiev atingida por ataque russo
Zona das embaixadas atingida
Um ataque russo em Kiev esta sexta-feira atingiu a zona das embaixadas na capital ucraniana, e afetou a embaixada de Portugal, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
O MNE diz haver «danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal». O Governo português refere que mandou chamar o Encarregado de Negócios da Federação Russa, uma vez que o ministro está ausente.
«O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal. É absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas. O Encarregado de Negócios da Embaixada russa foi já chamado ao MNE, para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa», diz o comunicado.
«Numa das explosões houve impactos, apenas com danos materiais, relativamente ligeiros, nas instalações diplomáticas de vários países, designadamente na chancelaria de Portugal. É altamente condenável», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que explicou melhor os danos:
«São relativamente ligeiros: janelas partidas, portas que ficaram com alguma dificuldade em abrir». No mesmo edifícios há representações diplomáticas de várias países, como Argentina, Albânia e Montenegro.
A reação do primeiro-ministro Luís Montenegro
(atualizado às 12.53 horas)