Ralis Campeonato Nacional arranca e irlandês é o favorito ao título
A edição 36 do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, a partir esta sexta-feira na estrada, com o qualifying (3,61 km) em Montim (13h30), fundamental para a ordem de saída dos pilotos para a estrada, representa o pontapé de saída no Nacional (CPR) e no Europeu (ERC) de 2023, o que sucede pelo 2.º ano consecutivo, sublinhando a importância do evento organizado pelo Clube de Desportos Motorizados do Porto (Demoporto) em cinco concelhos do Minho e Trás-os-Montes.
O rali arranca com especial noturna em Fafe (1,43 km) a partir das 21h05 e conta com mais 16 classificativas entre sábado e domingo, num total de 789,77 km, incluindo 180,29 km ao cronómetro (96,01 km na 1.ª etapa, 84,28 km na 2.ª). Na extensa lista de inscritos (56 participantes), diversos nomes sonantes, com pilotos muito habituados ao Mundial a somarem-se aos melhores portugueses, todos a começarem já a preparação para a ronda do WRC em Portugal (11 a 14 de maio).
Entre estrangeiros, como cabeças-de-cartaz, Mads Ostberg (Citroën C3 Rally2), Hayden Paddon (Hyundai i20 N Rally2), Pontus Tidemand (Ford Fiesta Rally2) e Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2). Este último, irlandês, representa a marca sul-coreana no WRC (recentemente, 8.º pódio no Mundial, competição em que soma 81 ralis desde a estreia em 2009, em Portugal, com 2.ª posição na Suécia, atrás do estónio Ott Tanak, da M-Sport Ford).
Breen, campeão do SWRC em 2012 (categoria antecessora do WRC2 de 2023), não tem programa completo com a Hyundai no WRC (divide a participação no campeonato com o espanhol Dani Sordo) e aceitou o convite da Hyundai Portugal para integrar a equipa no CPR, com o objetivo de (tentar) ganhar título que a marca venceu somente uma vez, em 2018, com Armindo Araújo, campeão nacional pela 7.ª vez em 2022 num Skoda Fabia.
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