Bagnaia sem lesões graves
Pecco Bagnaia/Instagram

Moto GP Bagnaia sem lesões graves

MOTO GP04.09.202309:47

Francesco Bagnaia acidentado no GP da Catalunha. Sem fraturas, apenas traumatismos, quer recuperar a tempo de Misano

O piloto italiano Francesco Bagnaia, campeão em título e líder do campeonato de 2023 de MotoGP, sofreu múltiplas contusões nas pernas em consequência do acidente no Grande Prémio da Catalunha, ontem, em Barcelona, mas «nenhuma fratura», e viajou com a equipa para Itália, anunciou em comunicado a Ducati Lenovo. 

Num início de corrida conturbado no circuito de Montmeló, em que o compatriota e companheiro de equipa de Bagnaia, Enea Bastianini, foi o primeiro a cair, logo na curva 1, com consequências físicas mais gravosas - o piloto italiano sofreu fraturas no tornozelo esquerdo e no segundo metacarpo da mão também esquerda e será submetido a intervenção cirúrgica nos próximos dias, de acordo com a Ducati -, a volta inaugural não terminou sem outra violenta queda, esta coletiva, mas só com uma vítima grave, Francesco Bagnaia. 

O transalpino, de 26 anos, perdeu o controlo da moto numa curva e estatelou-se no asfalto após aparatosa pirueta, após o que foi atingido nas pernas pela KTM do sul-africano Brad Binder - as rodas passaram por cima de pernas de Bagnaia, que após o acidente não se conseguiu mover do local. Assistido ainda na pista e depois no centro médico do circuito catalão, para onde foi transportado de ambulância, o campeão de MotoGP de 2022, onze vezes vitoriosos em grandes prémios, seguiu para um hospital em Barcelona para exames complementares que «não revelaram a existência de qualquer fratura», apenas «múltiplas contusões» nas pernas. O piloto natural de Turim teve alta ao início da noite de ontem e viajou com a equipa Ducati de regresso ao seu país. 

Ainda no hospital, Peco publicou uma foto sua na rede social Instagram com o seguinte comentário - «Hoje só posso agradecer» - e mais tarde, à saída daquele local, acrescentaria, citado pelo site motogp.com, que «faremos [piloto e equipa médica] o que pudermos para estarmos em Misano», circuito italiano onde se realizará a ronda seguinte da competição, o Grande Prémio de San Marino e da Riviera de Rimini, no próximo fim de semana. A corrida na Catalunha foi ganha pelo espanhol Aleix Espargaró, em Aprilia, e Miguel Oliveira foi quinto, a 7,529 segundos do vencedor. Peco Bagnaia mantém a liderança do campeonato com 260 pontos, mais 50 do que o espanhol Jorge Martin (Ducati). O português tem 55 na 14.ª posição.