Automobilismo 24 Horas de Le Mans: Ferrari na 'pole position'!
A Ferrari, desportivamente, tem a Fórmula 1 como prioridade absoluta, mas regressou à categoria principal da resistência automóvel, que abandonou há 50 anos, com a ambição de ganhar Le Mans no centenário das 24 Horas. E fê-lo associando-se à AF Corse e com o 499P, hipercarro que tem como missão (tentar!) impedir uma sexta vitória consecutiva da Toyota no Circuito de la Sarthe.
Le Mans é Le Mans, corrida muito dura e longa com resultado difícil (impossível!…) de antecipar, mas a Ferrari, neste regresso a categoria que deixou há meio século, encontra-se em França determinada a reencontrar-se com as vitórias que não tem na Fórmula 1. E prova-o a primeira posição na Hyperpole para a edição 91 de Le Mans, com o 499P #50 pilotado pelo italiano Antonio Fuoco a percorrer o Circuito de la Sarthe em 3.22,982 minutos. Em segundo, a 0,773 segundos, o 499P #51, com o transalpino Alessandro Pier Guidi. Na sessão, o melhor Toyota GR010 Hybrid, o #8 do neozelandês Brendon Hartley, conseguiu o terceiro registo, a 1,496 segundos do ‘cavallino rampante’, enquanto a Porsche, com o 963 #75 de Felipe Nasr assegurou um lugar na segunda linha da grelha de partida, com 3.24,531 minutos, a 1,549 segundos do hipercarro mais rápido.
A Ferrari, com este resultado notável, não colocou apenas um ponto final numa série de seis ‘poles’ consecutivas da Toyota em Le Mans. Venceu uma sessão de qualificação pela segunda vez no Mundial de Resistência (WEC) de 2023 – primeira em março, no arranque da época, nas 1000 Milhas de Sebring (EUA)! – e, pela quarta vez na história, inicia as 24 Horas da primeira posição da grelha de partida, facto que não acontecia desde 1973 (então, conseguiu-o com o 312PB e o piloto Arturo Merzario). Nesse ano, vitória da Matra-Simca, com o MS670B de Henri Pescarolo e Gérard Larousse, precisamente à frente do Ferrari. O recorde de 'poles' nas 24 Horas é da Porsche (19). Audi e Toyota somam 8 e a Peugeot tem 6.
Em 91 edições de Le Mans, a ‘pole position’ valeu só 13 vitórias. Na corrida com arranque marcado para as 15 horas de sábado, de Portugal Continental, António Félix da Costa (Porsche 963) 16.º na grelha de partida, entre os hipercarros, e Filipe Albuquerque (Oreca 07-Gibson) 12.º, entre os LMP2.