Vídeos e fotos: Lance, o herói que resolveu o ataque de abelhas em Indian Wells
Apicultor e especialista em remoção de abelhas chamado ao encontro entre Carlos Alcaraz e Alexander Zverev
Tinham passado apenas alguns minutos desde o início do encontro entre Carlos Alcaraz e Alexander Zverev, nos quartos de final em Indian Wells, nos Estados Unidos, com o marcador em 1-1, quando o espanhol começou a fazer movimentos estranhos no local onde se preparava para servir. Logo o árbitro percebeu e avisou que se tratava de uma invasão de abelhas. Também ele começou a ser importunado e suspendeu o encontro, mandando os jogadores recolher aos balneários. O jogo esteve interrompido cerca de duas horas.
As abelhas espalharam-se por todo o court: bancadas, marcador, as câmaras, sobretudo a ‘aranha’ que filma os encontros de cima. A organização teve de pedir ajuda e foi chamada uma empresa de remoção – não de exterminação, afinal não de deve matar abelhas, muito relevantes para o equilíbrio do ecossistema – e surgiu então o herói do dia: Lance Davis, apicultor e dono da empresa ‘Killer bee live removal’ (‘retirada de abelhas vivas’, em tradução livre), sem matar, garante, como diz o nome.
Davis, que avançou para as abelhas apenas com um aspirador, sem nenhum tipo de proteção fosse fato, ou máscara, apenas a camisola da empresa e óculos escuros, explicou ao ATP que trabalha com abelhas desde 1971 e colabora com o complexo de Indian Wells há cinco anos, sempre que é preciso retirar algum enxame.
«Por acaso tinha a carrinha a arranjar, tive de a ir buscar ao mecânico, tiveram de colocar tudo no lugar porque eu disse ‘rápido, tenho uma emergência!’
«Trouxe o meu equipamento, vi que estavam várias na ‘spidercam’ e aspirei-as para a gaiola em que ficam vivas. Depois acabo por libertá-las numa das minhas colmeias. Esta é a época de grandes enxames em movimento, vão para todo o lado porque as rainhas estão a colocar muitos ovos. Fico contente por poder ajudar, não se magoam», explicou ainda.
«Era um enxame pequeno, talvez 3500 abelhas…», referiu.
Enquanto fazia o trabalho nas várias bancadas, Dave era já uma estrela, sendo parado para cumprimentos e até selfies. Foi até ao centro do court falar para o público, garantindo que era seguro voltar a jogar, embora Alcaraz não se tenha safado de uma picadela. «Já era fim de tarde, elas reúnem-se de manhã para viajar.»