US Open: Nuno Borges impõe-se a argentino Coria e avança para 2.ª ronda
Nuno Borges é o segundo português da história com melhor ranking ATP, ocupa o n.º 34 atualmente

US Open: Nuno Borges impõe-se a argentino Coria e avança para 2.ª ronda

TÉNIS27.08.202421:42

Português não cedeu qualquer set contra o argentino e iguala melhor prestação no torneio norte-americano

À medida que Jannik Sinner ia reunindo a atenção do mundo do ténis no court principal, o Arthur Ashe Stadium, Nuno Borges (34.º ranking mundial) e Federico Coria (79.º) entraram no campo 14, com poucos espetadores a assistir ao encontro. Porém, o maiato não pareceu perturbado com a ocasião e derrotou o argentino convincentemente, por 3-0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/1.

E que começo teve o português! Depois de ultrapassar um 0-30 inicial, no respetivo jogo de serviço, mostrou-se sólido no fundo do court e, sem grandes riscos, forçou com sucesso os erros de Federico Coria. Assim, chegou rapidamente aos 5/0, salvando um break point pelo meio, e mesmo depois de ter visto Coria a reduzir o marcador (5/2), voltou a quebrar o serviço do argentino para vencer a primeira partida em apenas 33 minutos.

A receita que valeu a vantagem no encontro, no entanto, não pareceu resultar na 2.ª partida. Perante alguma passividade do português, misturada com alguns erros não forçados, Coria teve mais facilidades em controlar o sentido do duelo e assim conseguiu adiantar-se no marcador (1/3).

Borges tentou corrigir a tática, impondo mais agressividade no jogo, e esta revelou-se acertada, pois voltou a tirar espaço de manobra a Coria e reestabeleceu a igualdade. No espaço de dois minutos, venceu o jogo de serviço e pressionou o argentino à beira de se encontrar a perder por 0-2 no duelo. Nesta altura, com a presença de João Sousa na margem do campo, o português mais bem classificado da atualidade não errou.

Continuou sólido tanto nas pancadas de esquerda como nas de direita e variou ligeiramente o jogo para deixar o argentino desconfortável. Com dois erros de Coria – smash falhado e uma dupla falta – Borges chegou ao set point e atacou o segundo serviço do adversário para conseguir uma importante reviravolta no set, que lhe deu enorme vantagem mental no duelo.

E o desfecho dessa partida abalou o argentino. Se no segundo surgiu motivado em lutar pela mudança da trajetória do encontro, no início do terceiro revelou-se sem ideias e foi logo obrigado a salvar três break points para manter igualdade no set. Mas só defendeu dois e o maiato chegou ao 3/0 com relativa facilidade.

Em posição vantajosa, Nuno Borges estendeu a vantagem para 5/1, depois de dupla falta do adversário. Com jogo de serviço na mão, não vacilou e com um smash garantiu presença na segunda ronda.

Esta é a sexta vitória do tenista luso em provas Grand Slam, sendo um triunfo que permite igualar o melhor registo que apontou na prova norte-americano, já que em 2022 também chegou a esta fase.

Na quinta-feira, vai enfrentar pela segunda vez no ano Thanasi Kokkinakis (86.º), que esta terça-feira eliminou surpreendentemente o 11.º cabeça de série, o grego Stefanos Tsitsipas (7/6 [7-5], 4/6, 6/3 e 7/5).

Na primeira ocasião, nos quartos de final do Challenger de Phoenix, o português impôs-se ao australiano numa caminhada que terminou com revalidação do título do torneio norte-americano.