Treinadores dos 26 aos 57 e 81 portugueses face a 51 americanos
Três grandes mantêm os técnicos da época passada, mas só dois deles chegaram a ser jogadores da Liga e internacionais. O que não o foi, é campeão quatro vezes como treinador
Trinta e uma primaveras separam Dinis Amaral, com 26 anos o mais jovem dos 12 treinadores da Liga em 2023/24, dos mais velhos que, diga-se, também não serão assim tão velhos aos 57 anos. São os casos de José Ricardo (Póvoa), Pedro Costa (Esgueira) e Nuno Barroso (Lusitânia).
No grupo do cinquentões estão ainda Norberto Alves (Benfica, 55), Fernando Sá (FC Porto, 53) e Pedro Nuno Monteiro (Sporting, 52).
Poderia pensar-se que, há já umas boas temporadas, andaram a jogar uns contra os outros na Liga. Mas não. Dos 12, só seis tiveram o privilégio de terem atuado na principal competição portuguesa. Casos de Pedro Costa, Fernando Sá, João Tiago Silva (48), Pedro Nuno, João Figueiredo (Oliveirense, 44) e Miguel Miranda (V. Guimarães, 44).
Reduzindo a elite, destes, só Sá, Monteiro, Figueiredo e Miranda viveram a honra de atuar pela Seleção. Sabendo-se que Galomar e Portimonense, assim como os seus técnicos, que no caso dos de Portimão é Carlos Almeida (41).
Mas à frente do Imortal está outro rookie, Bernardo Pires (30), o segundo mais novo de todos que viverá o facto de pela primeira vez existirem duas equipas do Algarve na principal competição e pela segunda época seguida todos os treinadores serem nacionais.
159 basquetebolistas de 16 países
Com um total de 159 basquetebolistas oriundos de 16 países inscritos nos 12 clubes no arranque desta temporada, 81 são têm nacionalidade portuguesa e os norte-americanos, com 51, continuam a ser o maior contingente de estrangeiros.
E não são os Três Grandes que têm mais americanos. Aí, o Lusitânia, a meio-caminho dos Estados Unidos, inscreveu seis jogadores made in USA e Galomar, Póvoa, FC Porto, Imortal, Ovarense e Sporting contam com cinco.
Entre os candidatos ao título, se o Benfica não fez grandes mexidas mantendo o lema que equipa que ganha não se mexes e só foi buscar o internacional Daniel Relvão (ex-Lusitânia) e o americano Trey Dreschsel (Oldenburg, Ale), já dragões e leões sentiram que o que tinham não bastava e fizeram uma série renovação. Os azuis e brancos com cinco caras novas e os de Alvalade com sete.
Liga Betclic
1.ª jornada * hoje
Lusitânia-Imortal 15.00h
Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo
CD Póvoa- FC Porto 15.00h
Pavilhão CD Póvoa, na Póvoa de Varzim
Sporting-Galomar 15.00h
Pavilhão João Rocha, em Lisboa
Portimonense-Esgueira 17.00h
Pavilhão da Boavista, em Portimão
V. Guimarães-Ovarense 17.30h BolaTV
Pavilhão Unidade Vimarenense, em Guimarães
Benfica-Oliveirense 11 outubro