Sporting causa primeira derrota do FC Porto e é cada vez mais líder

Sporting causa primeira derrota do FC Porto e é cada vez mais líder

BASQUETEBOL17.12.202317:21

Clube de Alvalade venceu dragões por 83-79 na 10.ª jornada da Liga Betclic

Era o jogo grande da 10.ª jornada da Liga Betclic. Numa partida em que estava em cima da mesa a discussão da liderança do campeonato, e foi o Sporting que se superiorizou perante a receção ao FC Porto, por 83-79. Assim, o clube de Alvalade torna-se primeiro classificado com mais dois pontos do que o Benfica.

Foi a equipa da casa que se mostrou mais forte na primeira parte, apesar de um começo muito frio entre ambas as equipas. Ao fim de seis minutos, só tinham sido marcados seis pontos, todos pelos leões (6-0). Ainda assim, o segundo período mostrou um ritmo mais elevado, que beneficiou a turma caseira, ao mesmo tempo que os dragões iam falhando cesto atrás de cesto. Porém, mesmo a jogar abaixo das expetativas, a formação do norte foi para o intervalo (41-31) com uma desvantagem de dez pontos, quando esteve a perder por 15. 

Depois do intervalo, os dragões vieram mais fortes e apostaram no ataque direto ao cesto por parte de Anthony Barber, caunsado muitos estragos na defesa leonina. Assim, os azuis e brancos recuperaram a desvantagem e chegaram mesmo a estar na liderança da partida. Quando parecia que o FC Porto estava por cima do encontro (61-62, aos 33 minutos), o Sporting mostrou a força mental e remou contra a corrente do jogo. Marcus Lovett Jr. foi vital para este precioso triunfo, ao assinar 25 pontos.

Com este resultado, o clube de Alvalade assume o primeiro lugar isolado, com 19 pontos, mais dois do que o Benfica. Os azuis e brancos, com a primeira derrota na Liga Betclic, têm os mesmos pontos do que as águias, mas com menos um jogo

Acaba a partida no João Rocha! Sporting 'oferece' primeira derrota ao FC Porto ao vencer 83-79

Dragões conseguiram foram a melhor equipa na segunda parte do duelo, mas o tremido primeiro tempo custou caro à formação de Fernando Sá que regista assim a primeira derrota na Liga Betclic.

40' - O FC Porto não desiste e Barber assina triplo para fazer o 81-79. Faltam 3.5 segundos e lance livre para Lovett Jr. Base norte-americano fecha a partida ao assinar dois cestos de um ponto com 3 segundos e meio.

40' - Falta imediata dos nortenhos dá dois lances livres a Ron Curry, que concretica dois lances livres para deleite dos adeptos e aumenta vantagem para 81-76. Sporting está muito perto de vencer encontro.

40' - Incrível erro da formação portista, mas também por mérito do Sporting. Leões cortaram todas as linhas de passe de Anthony Barber, que demorou demasiado tempo para lançar a bola em jogo. Posse de bola para Sporting (79-76).

40' - Anthony Barber tenta triplo, mas no ressalto a bola bate em jogador do Sporting para sair fora de campo. Faltam 14 segundos, posse de bola está na formação nortenha, mas Pedro Nuno pede desconto de tempo, para desenhar defesa que garanta a vitória e liderança cada vez mais isolada na liga.

40' - Devido ao escasso tempo no relógio, formação portista comete imediatamente falta para forçar a recuperação da posse de bola. Ron Curry, no entanto, concretiza os dois lances livres que ganhou e aumenta para três pontos a vantagem (79-76). Com 22 segundos no duelo, Fernando Sá pede novo desconto de tempo.

40' - Confirmada a falta sobre Queiroz. Aaron Harrison assume o lugar na linha de lance livre, mas marca apenas um dos dois, ficando visível a frustração do jogador. Equipas estão divididas por um ponto com 22 segundos no relógio.

40' - Árbitros vão consultar possível falta sobre Miguel Queiroz, que está a sangrar da zona da testa.

40' - FC Porto procura Barber no ataque, mas consegue encontrar Omlid sozinho que tenta lançamento triplo. Norte-americano falhou mas no ressalto Miguel Queiroz volta a ganhar novo ressalto e nova falta. 25 segundos para o final do encontro.

40' - Eddie Ekiyor aumenta vantagem dos leões para 2 pontos com um de dois lances livres, a 53 segundos do final do encontro.

39' - A minuto e 18 segundos do final. Anthony Barber tem nas mãos dois lances livres para voltar a empatar partida (76-74). Base acusa a pressão dos assobios e falha um dos dois lançamentos (76-75 Sporting). Tempo de desconto pedido por Fernando Sá.

38' - Barber volta a apostar em jogada que tem sido muito bem sucedida. Avançou para o cesto e assistiu para Melvin. Na transição, Ron Curry repõe vantagem de dois pontos (74-72).

37' - Sporting volta a estar na liderança do marcador depois de afundanço de André Cruz (72-70 Sporting). Timeout pedido por Fernando Sá.

36' - Marcus Lovett Jr. está a ser imprescindível ao Sporting. Agora, mnum lançamento em salto, já quase a cair, reestabelece empate na partida (70-70). Base já leva 23 pontos no encontro.

36' - Lovett Jr. recoloca diferença de dois pontos deppois de dois lances livres de Harrison 68-70 para dragões.

35' - Com a liderança em cima da mesa, as equipas mostram o seu melhor nível. Lonkovic marca debaixo do cesto, Omlid também e Lovett Jr. assina mais um triplo cara a conta pessoal. 66-68 para FC Porto.

34' - Os pupilos de Fernando Sá estão em alto nível no período crucial do encontro. Agora, foi Aaron Harrison a destacar-se com jogada de quatro pontos, fruto de triplo e falta concretizada em lance livre. 61-66 para o FC Porto.

33' - Confirma-se a reviravolta no marcador! Tanner Omlid coloca o FC Porto na frente do encontro pela primeira vez (62-61).

32' - Miguel Queiroz ganha importante ressalto após tentativa de triplo por parte de Anthony Barber, e faz o 61-60.

31' - Está quente o clássico no João Rocha. Logo no primeiro minuto Mike Moore faz triplo, mas Aaron Harrison também repete a proeza (61-58).

30' - Termina o terceiro período com as equipas separadas apenas por três pontos. Está tudo por decidir nos últimos dez minutos do clássico.

29' - Reentrada no encontro não corre como o técnico leonino queria e Anthony Barber faz mais dois pontos. Diferença é agora de apenas três pontos.

29' - Sporting tenta impedir o processo atacante do FC Porto no campo portista, mas Anthony Barber faz precisamente o que os leões não queriam: atacou o cesto, marcou e ainda ganhou falta, fazendo jogada de três pontos (58-53). Timeout pedido por Pedro Nuno Monteiro.

28' - Mantém-se a diferença de 6 pontos (56-50). Jogo interrompido após falta de Anthony Barber, que acertou com a mão na cara de Lovett Jr. Nos lances livres, o base norte-americano faz dois importantes pontos (58-50).

27'- Jogada muito importante de Miguel Queiroz. No ressalto do lance livre de Kloof, ganha mais duas faltas. Agora, o português mostrou sangue frio e concretizou os dois lances livres. Dragões estão apenas a seis pontos do Sporting.

27'- Sobre pressão dos assobios dos adeptos, Miguel Queiroz falha dois lançamentos livres. Ekiyor falha na resposta em transição, mas Charlon Kloof responde com jogada de três pontos (54-46)

26' - Mike Moore castiga ataque ao cesto falhado de Barber, com lançamento de dois pontos (54-44).

26' - Anthony Barber está a causar dificuldades à defesa do Sporting ao tomar mais iniciativa ao atacar o cesto. Assim, o norte-americano ganha dois lances livres, prontamente concretizados. FC Porto está agora a oito pontos dos leões (52-44) e formação de Pedro Nuno já tem cinco faltas neste terceiro período.

25' - Mike Moore concretiza lançamento em salto e estende vantagem para 12 pontos (52-40). Miguel Queiroz responde imediatamente a corrigir lançamento de Barber (52-42).

24' - QUase sem espaço, Marcus Lovett Jr. faz grande triplo, mas Anthony Barber responde na mesma moeda. Mantém-se a diferença de 10 pontos (50-40 para Sporting).

23' - Recomeço frenético no João Rocha, depois de triplo de Tanner Omlid, Sporting responde com rápida transição (47-34). Logo a seguir, foi a vez de Anthony Barber fazer o 47-36. O norte-americano ainda teve chances de fazer jogada de três pontos com lance livra, mas falhou (47-36). 

22' - Ekiyor assina dois pontos para fazer o 45-31 depois de ressalto defensivo por parte do Sporting.

21' - Encontro recomeça com dois lances livres concretizados por Diogo Ventura (43-31)

Recomeça a partida no João Rocha com o Sporting a vencer o FC Porto 41-31.

Homenagem ao intervalo: Sporting homenageia importantes personalidades do clube de Alvalade, assim como as principais conquistas dos leões no basquetebol. Presentes estão Carlos Lisboa, Travante Williams, Nelson Serra, Adriano Baganha e Luís Magalhães com presença, também, do presidente Frederico Varandas, que fez questão de cumprimentar todos os destacados.

Sporting está na frente ao intervalo, 41-31

FC Porto consegue reduzir desvantagem para 10 pontos, numa primeira parte em que o Sporting foi superior. Ainda assim, está tudo em aberto para o segundo tempo.

20'- Jogada estudada dos portistas resulta em Anthony Barber encontrar Cleveland Melvin na periferia sozinho, mas lançamento triplo bate no aro do cesto. 

20' - Mike Moore falha lançamento na passada e no ressalto Tyere Marshall faz passos a mais para dar a última posse de bola da primeira parte aos dragões. Para desenhar a última jogada, Fernando Sá pede timeout.

20' - A 35 segundos do intervalo, Miguel Queiroz concretiza dois lances livres e deixa FC Porto a 10 pontos do Sporting. 

19' - FC Porto reduz para 41-29, tentando ir para o intervalo pelo menos com menos de 10 pontos de desvantagem.

19' - No limite dos 24 segundos ofensivos, Diogo Ventura assiste Mike Moore para novo triplo, num encontro que está a ficar muito perigoso para o FC Porto. Logo a seguir, Charlon Kloof assina triplo, mas André Cruz faz dois pontos mesmo sendo alvo de falta defensiva. Português falhou lance livre. (41-27 para Sporting).

18' - Marcus Lovett tenta furar a defesa portista, mas sofre falta. Nos lançamentos livres, o número 57 verde e branco concretizou os dois lances. (37-24 para Sporting).

17' - Ritmo da partida aumenta, mas a mudança volta a sorrir ao Sporting, já que assinou mais seis pontos, ao passo que os dragões ficaram-se por quatro. Assim, leões aumentam distância pontual para 12 (34-22).

16' - Cleveland Melvin afunda após assistência de Barber, mas na transição, Marcus Lovett Jr. acelera e responde com lançamento em salto (28-17).

15' - Eddie Ekiyor não acusa a pressão e assina dois lances livres para voltar a dar 11 pontos de vantagem aos verdes e brancos (26-15). Frederico Varandas, presidente do clube de Alvalade, está nas bancadas a assistir ao clássico, juntamente com Luís Magalhães. O antigo treinador dos leões e dragões, campeão pelos dois clubes, que deu extensa entrevista ao jornal A BOLA.

14' - Boa jogada de Miguel Queiroz, que debaixo do cesto livra-se da pressão defensiva e faz mais dois pontos. 24-15 Sporting. 

14' - Cleveland Melvin assina o primeiro triplo da conta pessoal e reduz desvantagem para 11 pontos (24-13), após desconto de tempo pedido por Fernando Sá.

13' - Sporting mostra que está a ser melhor equipa neste encontro. Jogada coletiva encontra Marcus Lovett Jr. na periferia e, atrás da linha de triplo, o base leonino não perdoa. 24-10 para Sporting e Fernando Sá, técnico portista, pede tempo de desconto.

13' - Keven Gomes sofre falta e concretiza um de dois lances livres. 21-10 para os leões.

13'- Mike Moore redime-se e agora sim acerta triplo para fazer o 21-9 a favor do Sporting.

12' - Continuam pouco afinadas as duas melhores equipas do campeonato. Nuno Sá falhou triplo e Mike Moore não acerta no cesto portista. 

11' - FC Porto continua pouco eficaz. Primeiro Cleveland Melvin falha tentativa de dois pontos e logo a seguir é a vez de Omlid falhar novo triplo. Mantém-se o 18-9

10' - Recomeça a partida com o início do 2.º período. Anthony Barber segue com a bola.

10' - Ron Curry está a ser o homem do jogo e no tocar da buzina, faz o oitavo ponto da conta pessoal e o 18 da equipa. Leões terminam primeiro período a vencer por 18-9.

9' - De volta à partida, Aaron Harrison assina o primeiro triplo dos azuis e brancos para reduzir a desvantagem. 16-9 Sporting.

9'- Miguel Queiroz descomplica e acerta lançamento debaixo do cesto, mas Sporting responde imediatamente na transição. 16-6 Sporting.

9' - Ron Curry faz o segundo triplo consecutivo. Clube de Alvalade leva vantagem de 10 pontos sobre rivais (14-4).

7'- Ron Curry aumenta vantagem leonina com primeiro triplo do jogo.

7' - Cleveland Melvin faz cesto apesar de falta de Tyere Marshall. No lance livre, o norte-americano falha a confirmação de jogada de três pontos. 8-4 Sporting.

7' - Omlid faz os primeiros dois pontos do FC Porto, mas na jogada seguinta, André Cruz afunda para fazer o 8-2.

6' - Nada corre bem aos dragões. Aaron Harrison faz mais do que três passos e devolve posse de bola aos leões. Entra Anthony Barber no lugar de Harrison.

5' - Já com Diogo Ventura em campo, Marcus Lovett Jr. dá mais dois pontos à turma caseira. 6-0 Sporting.

5' - Equipas continuam a falhar muitas bolas. A última tentativa (falhada) saiu das mãos de Tanner Omlid. Norte-americano já falhou quatro e Cleveland Melvin, dos dragões três.

4' - Marko Lonkovic estreia-se a marcar na partida e faz o 4-0.

3' - Mike Moore inaugura o marcador a pisar a linha de triplo. 2-0 Sporting.

2' - Entrada fria de ambas as equipas, com um turnover para cada lado e nenhum ponto marcado.

15h - Início de partida. Mike Moore ganha posse de bola.

5 iniciais Sporting-FC Porto

Sporting: Ron Curry, Eddie Ekiyor, Marcus Lovett Jr, Mike Moore, Marko Lonkovic
FC Porto: Tanner Omlid, Cleveland Melvin, Miguel Queiroz, Charlon Kloof, Aaron Harrison

Liga Betclic atribui prémio de jogador mais valioso da competição, no mês de novembro, ao base do Sporting Marcus Lovett Jr.

Eddie Ekiyor, poste dos leões, venceu o galardão no mês de outubro

14.45h - Sporting já se juntou ao aquecimento. 15 minutos para o começo do clássico.

14.30h - Faltam 30 minutos para o começo da partida. Jogadores do FC Porto já estão em campo a aquecer.

Boa tarde, caros leitores. Hoje é dia de clássico e é certamente o destaque desta 10.ª jornada da Liga Betclic (15h). No pavilhão João Rocha, o Sporting recebe o FC Porto e mesmo sendo um encontro para a fase regular, e mais do que um duelo entre clubes grandes está em cima da mesa o primeiro lugar da classificação. 

Os dragões, com menos um jogo e ainda imbatíveis na competição, sobem ao topo do campeonato caso vençam os leões. Do outro lado, está a turma orientada por Pedro Nuno Monteiro, que promete a todo o custo segurar a primeira posição.

Para atingirem o desejado triunfo, as formações contam com todas as estrelas à disposição. Os verdes e brancos têm o melhor jogador do mês de outubro, Eddie Ekiyor, que, nesta temporada, tem uma média de 20,5 pontos por jogo, 69% de lançamentos de dois livres e está na liderança do jogador mais valioso do campeonato. Mas não esqueçamos a ameaça atrás da linha de três pontos de Marcus Lovett Jr. (55% convertidos) e de Mike Moore (50%). Num dia bom, fica difícil parar esta dupla norte-americana.

Mas os pupilos de Fernando Sá, mais do que individualidade – e não nos enganemos, também as tem -, mostraram neste início de temporada que o esforço coletivo tem sido a razão para os bons resultados, justificados pela invencibilidade no campeonato, mas também a qualificação para a segunda fase de grupos da Liga Europeia (1V e 1D).

Siga connosco aqui o duelo entre dois dos maiores clubes de Portugal e a luta pela liderança da liga.