Râguebi: País de Gales derrota Portugal por 28-8
Portugal perde com Gales na estreia do Mundial (Foto: EPA/SEBASTIEN NOGIER)

Râguebi: País de Gales derrota Portugal por 28-8

RÂGUEBI16.09.202319:56

Lobos estrearam nesta tarde de sábado com um desaire frente ao quarto classificado do último Mundial, mas deixaram uma boa imagem

Uma diferença de oito presenças em mundiais e oito degraus no ranking mundial separam País de Gales de Portugal. No entanto, em campo, em Nice, na segunda ronda do Grupo C no Campeonato do Mundo de râguebi, em França, o desnível entre o todo-poderoso 8.º do ranking mundial e totalista das 10 edições do evento Mundial e a Seleção Nacional, 16.ª, em estreia no França-2023 e a cumprir a segunda participação no torneio, esbateu-se durante largos períodos dos oitenta minutos. Apesar da desvantagem final de 28-8 (14-3, ao intervalo, resultado penalizador para o lado português), os lobos saíram de Nice com a sensação de terem incomodado os galeses e mostraram que podem morder os calcanhares à elite do râguebi internacional.

 Com nove profissionais no XV, dispersos pelas divisões secundárias francesas, Portugal surpreendeu a renovada seleção galesa que desfilou com 13 novidades em relação à partida anterior (Fiji). Fê-lo na ação das linhas atrasadas, nos alinhamentos conquistados, fase estática que daria o primeiro ensaio luso (Nicolas Martins, 63’) no França-2023 e, por fim, no domínio territorial (50 por cento) e posse de bola (43 por cento). 

O jogo, nu e cru, acabaria, no entanto, decidido nos detalhes. Dois dos quatros ensaios (garante ponto de bónus ofensivo aos galeses) foram conseguidos no encerramento de cada um dos dois períodos de 40’. «Cometemos dois erros e eles marcaram dois ensaios», comentou Patrice Lagisquet na conferência de imprensa. Em sentido inverso, Portugal, nos momentos-chave, dentro da linha de 22, não conseguiu chegar além de um ensaio. «É frustrante. Não temos jogadores experientes o suficiente, falta-nos clarividência em algumas ações, quebramos as linhas, mas não conseguimos finalizar. Temos de ser pacientes», enfatizou o selecionador nacional após a partida. 

Samuel Marques teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador, mas falharia a penalidade madrugadora. O herói do pontapé que colocou Portugal no mundial (16-16 frente ao EUA, no torneio de apuramento) esteve menos assertivo (falhou duas penalidades e um pontapé de transformação) do que o habitual. 

Para a história pessoal e do país, é-lhe creditado os primeiros três pontos num chuto aos postes. Nicolas Martins carrega nas costas o toque de meta. Na folha de jogo entra, do lado português, a expulsão de Vicent Pinto (amarelo mudou de cor após as imagens terem sido revistas no bunker) foi o dado menos bom da partida. Se a mais que natural ausência do ponta nascido em França diante a Geórgia, 23, em Toulouse, poderá deixar Patrice Lagisquet preocupado, a exibição deixou, por certo, o selecionador orgulhoso da atitude em campo.

Recorde o jogo ao minuto

Final da partida em Nice com a vitória de Gales por 28-8. Os quarto classificados no último mundial justificaram a superioridade, venceram de forma justa, mas é de destacar a boa prestação dos lobos, que conseguiram um ensaio e um penálti. Em suma, 80 minutos muito bem conseguidos pela Seleção Nacional frente a um Gales que tem outros (e melhores) argumentos.

RESULTADO FINAL: País de Gales, 28-Portugal, 8.

80+3' - Ensaio para Gales, que assim conquista o ponto de bónus ofensivo (quatro ou mais ensaios). E após a análise do VAR, Vincent Pinto, que estava de fora após o cartão amarelo, foi admoestado com o vermelho, falhando, assim, o próximo jogo.

80' - Jogo já está na compesação, Portugal joga com menos um e a bola está na posse dos galeses,

77' - Cartão amarelo para Vasco Pinto, lance que ainda em análise pelo VAR. No râguebi o jogador quando vê amarelo fica 10 minutos sem jogar e o VAR tem oito para analisar a jogada com todo o cuidado, tendo a hipótese de expulsar o jogador em questão.

76' - Gales faz o quarto ensaio, mas após recurso ao VAR o lance é anulado!

72' - O jogo caminha para o final, faltam 8 minutos, e Portugal continua a dar boa réplica aos galeses que, recorde-se, foram quarto classificados no último Mundial.

64' - Samuel Marques falha a conversão, ao acertar novamente no poste. Está com azar... 21-8 para o País de Gales.

63' - ENSAIO PARA PORTUGAL. Jogada estudada a partir de um alinhamento com Rafael Simões a assistir Nicolas Martins para o primeiro toque de meta dos lobos no França-2023.

57' - Ensaio convertido por Halfpenny, 21-3 para Gales.

56' - Ensaio, o terceiro, para Gales, que passa a liderar por 19-3.

51' - Penalidade para Portugal, com Samuel Marques a... falhar!

Começa a segunda parte do Gales-Portugal

Ensaio convertido por Halfpenny, 14-3 para Gales ao intervalo! Até já.

40+1' -Ensaio de Gales, Portugal perde por 3-12

37' - Eis os primeiros pontos para Portugal! Penalidade convertida por Samuel Marques! Três pontos para Portugal, que perde por 3-7!

36' - Sousa Guedes tentou o drop (pontapé aos postes), mas falhou o alvo. Como estava em vantagem manteve posse de bola e vai novamente atirar aos postes!

35' - O jogo caminha para o intervalo e Portugal consegue o terceiro alinhamento nos 22 metros de Gales. A ver se é desta que há ensaio!!

25' - Falta e cartão amarelo para Jommy Williams. Portugal vai jogar em superioridade numérica durante 10 minutos.

22' - Jogo mais equilibrado (e nem sempre bem jogado, com várias perdas de bola) entre Gales e Portugal.

16' - Excelente contra-ataque de Nicolas Martins, que foi placado pelo último defesa galês quando estava a uns 10 metros do toque de meta.

Veja (e ouça) o hino de Portugal no Stade de Nice

O ensaio foi de Rees-Zammit e a transformação de Halfpenny.

10' - Ensaio transformado, 7-0 para Gales 

9' - ENSAIO PARA GALES!! Rápida transição ofensiva de Gales, que da esquerda foi para a direita e isolou o ponta galês para o ensaio.

7' - POortugal entrou muito bem e já podia (e devia) estar na frente do marcador!

Após falta de Gales, Samuel Marques, em boa posição, optou por atirar aos postes, mas a oval bateu no... poste!! Azar para a Seleção Nacional.

Após um turnover de Gales, Portugal está nos últimos 22 metros de Gales e é assinalado fora de jogo a Gales. Portugal continua perto da linha de meta!

Portugal está no meio-campo de Gales, mas a bola está na posse dos galeses.

COMEÇA O JOGO

Portugal vai dar o pontapé de saída. O árbitro é o inglês Carl Dickson, 41 anos.

Há mais adeptos galeses do que portugueses nas bancadas, o que já se esperava. O jogo está prestes a começar.

Primeiro ministro António Costa está na bancada, ao lado do presidente da Federação Portuguesa de Râguebi.

Está a entoar o hino de PortugalL!

Portugal vai jogar de verde e branco, Gales de... preto! Por outras palavras, nenhuma das seleções vai a jogo com o equipamento principal.

Seleções já aquecem no relvado do Stade de Nice. As bancadas ainda estão pouco preenchidas, mas a previsão é de casa cheia.

Portugal alinha com Francisco Fernandes, Mike Tadjer, Anthony Alves, Martim Belo, Steevy Cerqueira, João Granate, Rafael Simões, Nicolas Martins, Samuel Marques, Jerónimo Portela, Tomás Appleton, José Lima, Rodrigo Marta, Nuno Sousa Guedes e Vincent Pinto.