Prodígio brasileiro recebe 'wildcard' para o Estoril Open
João Fonseca vai estrear-se em solo europeu no que diz respeito a torneios ATP

Prodígio brasileiro recebe 'wildcard' para o Estoril Open

TÉNIS13.03.202417:11

João Fonseca, de 17 anos, terminou 2023 como líder do ranking Mundial de juniores

Já só resta um!

Depois de João Sousa ter recebido o primeiro wildcard para o quadro principal do Estoril Open, o segundo foi entregue a João Fonseca, jovem prodígio do ténis brasileiro, de apenas 17 anos, restando apenas um convite para a prova que arranca a 30 de março.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pela organização do único torneio ATP português, que sublinha o potencial de Fonseca, tenista que terminou 2023 como líder do ranking mundial de juniores, depois de ter vencido o US Open, ter sido vice-cempeão de pares no Open da Austrália e ter liderado a seleção brasileira à conquista da Junior Davis Cup, tudo na categoria júnior.

O jovem que é apontado como o sucessor de Gustavo Kuerten alcançou já este ano os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro mostra-se orgulhoso pelo convite e ansioso por competir pela primeira vez na Europa num torneio ATP.

«Quero agradecer este wild card especial para o maior evento de Portugal. Estou muito feliz por disputar um dos melhores torneios ATP 250 do mundo e por ter oportunidade de competir no meu primeiro torneio do ATP Tour na Europa», disse, citado pela organização do torneio.

Já João Zilhão, diretor da prova portuguesa, lembra que o Estoril Open tem sido palco ao longo da história para jovens promessas mundiais do ténis.

«Uma das tradições do Millennium Estoril Open é a aposta em jovens talentos e campeões do futuro. Pelo Clube de Ténis do Estoril já passaram Nick Kyrgios, Andrey Rublev, Ben Shelton, Taylor Fritz, Borna Coric, Stefanos Tsitsipas, Felix Auger-Aliassime ou Carlos Alcaraz numa fase precoce das respetivas carreiras. Temos acompanhado o João Fonseca desde o ano passado e, após uma notável época nos torneios júnior do Grand Slam que fez dele campeão mundial de sub-18, começou 2024 com meias-finais no Challenger de Buenos Aires e atingiu os quartos de final no ATP 500 do Rio de Janeiro», enaltece.