Tem 17 anos, mas já encanta o Rio de Janeiro ao bater recorde de Guga Kuerten (vídeo)
João Fonseca (IMAGO/Sports Press Photo)

Tem 17 anos, mas já encanta o Rio de Janeiro ao bater recorde de Guga Kuerten (vídeo)

TÉNIS23.02.202418:56

Tornou-se o brasileiro mais jovem de sempre a chegar aos quartos de final de um torneio ATP

Lembre-se do nome: João Fonseca. O tenista brasileiro tem apenas 17 anos (655.º ranking mundial) e está a viver uma verdadeira semana de sonho no ATP 500 do Rio de Janeiro. Depois de garantir uma clara vitória sobre Arthur Fils (36.º) - que já garantiu presença no Estoril Open de 2024 - na 1.ª ronda, o jovem jogador qualificou-se pela primeira vez para os quartos de final de uma prova do principal circuito masculino, logo contra um ex-top-20 e especialista de terra batida, Cristian Garín (2-0; 6-4 e 6-4).

Mas não são só os impressionantes resultados que saltam à vista. É também o incrível talento que o mesmo apresenta em vários departamentos do seu jogo, tanto na rede, como no fundo do court, e ainda a potência que bate na bola tanto com a pancada de direita como da esquerda. Só neste encontro contra o chileno, o brasileiro mostrou vários pontos de destaque.

Surreal ponto conquistado na rede:

Com este resultado (e com esta idade), João Fonseca bate uma marca estabelecida pelo icónico Guga Kuerten, ao tornar-se o brasileiro mais nove de sempre a chegar a esta fase de um evento ATP - Kuerten tinha 19 anos. O tenista de 17 anos continua a caminhada no Rio de Janeiro ainda esta sexta-feira e um lugar na semifinal está ao alcance do mesmo. Como adversário vai ter o argentino Mariano Navone (113.º). O certo é que, para já, Fonseca vai somar 100 pontos na hierarquia mundial, o que lhe permite a entrada no 'top-350' masculino.

'Míssil' de esquerda:

Direita paralela fulminante: