Pedro Dias promete ajudar atletas estrangeiros em casos pontuais

Pedro Dias promete ajudar atletas estrangeiros em casos pontuais

MODALIDADES06.07.202400:52

Secretário de Estado do Desporto contou que, esta sexta-feira, houve um compromisso entre, a liga profissional de futebol e cinco federações

O secretário de Estado do Desporto Pedro Dias, prometeu, esta sexta-feira, à margem do encontro nacional de andebol, «ajudar sempre» que existirem casos de atletas estrangeiros com dificuldades de inscrição em Portugal.

«Aquilo que temos de continuar a fazer é colaborar e encontrar soluções para situações que, por vezes, acontecem dado a especificidade que o desporto tem, em termos nomeadamente das inscrições que são períodos, por vezes, muito curtos», o responsável governamental, em declarações à agência Lusa.

Dias acrescentou que esse compromisso foi deixado na reunião desta quinta-feira, entre o Governo e cinco federações desportivas e a Liga Portuguesa Profissional de Futebol (LPFP), que serviu para «esclarecer que não há nenhum problema, não há nenhuma dificuldade».

«E manifestar a disponibilidade total do Governo para colaborar com as federações no sentido de minimizar potenciais problemas, abrir canais de cooperação, manter um protocolo que já existia e alargá-lo a outras federações», acrescentou.

Ou seja, «na prática, é estabelecendo canais de comunicação diretos» com as federações desportivas para, «quando existe alguma situação excecional, comunicarem» com o Governo. «Temos procedimentos definidos para ajudar a resolver», assumiu.

Pedro Dias sublinhou ainda que «a alteração legislativa que existiu não tem nenhum impacto» na inscrição de atletas estrangeiros extracomunitários nas «curtas janelas temporais» existentes em modalidades como, por exemplo, o futebol.

Sobre a manifestação de interesses, lembrou que «os atletas profissionais não precisam», porque quando chegam a Portugal, chegam «com contratos profissionais» e para «uma atividade que se sabe qual é».

«Há especificidades próprias devido a essa situação dos timings de inscrição e exatamente nesse sentido que foi transmitido às federações, que estaríamos atentos e sempre que houvesse situações particulares que iríamos colaborar com eles para os tentar resolver», prometeu.