Pedro Bettencourt termina carreira devido às lesões na cabeça
Foto Pedro Bettencourt/Instagram

Pedro Bettencourt termina carreira devido às lesões na cabeça

RÂGUEBI26.06.202412:44

Lobo de 29 anos obrigado a terminar a carreira por causa das concussões. Vestiu a camisola de Portugal em 30 ocasiões. Esteve no Mundial de França

Pedro Bettencourt colocou um ponto final na carreira devido às concussões (lesão cerebral), anunciou o Oyonnax Rugby, clube do Top-14, divisão de elite do râguebi francês, onde atuava.

«Vítima de concussões, o português de 29 anos tinha iniciado um processo de recuperação – com apoio do clube – mas acabou por ser obrigado a pendurar as chuteiras», informou o emblema francês, casa do lobo desde 2019.

«Não foi uma decisão simples, mas foi a mais óbvia… Há esse arrependimento de não ter conseguido despedir-me do campo e do clube como gostaria, mas guardo todas essas experiências, essas emoções e encontros humanos durante todo o meu tempo em Oyonnax», testemunhou Pedro Bettencourt, citado num comunicado do clube.

«Estes cinco anos tornaram-me sem dúvida um homem melhor, com esta serenidade de saber que o Oyonnax Rugby está no caminho certo, com a ambição que o clube merece», acrescentou o centro, que somou 75 jogos pelo clube francês, marcou ensaios e cujo ponto alto foi ter sido campeão nacional da Pro 2, segunda divisão francesa, em 2023, ascendendo à elite.

«Sem saber, há uns meses atrás joguei o meu último jogo de râguebi. Tive a sorte de viver aquilo que sonhava. Tive sorte com as experiências e emoções que vivi e, sobretudo, com as pessoas que conheci. Melhor do que sentir que surpreendemos alguém, é sentir que nos surpreendemos a nós próprios. Este jogo deu-me tantas vezes isso. Vou sentir saudades», escreveu na sua página de Instagram. 

Pedro Bettencourt somou 30 internacionalizações por Portugal. Participou no campeonato do mundo de râguebi, França 2023 e foi autor de um ensaio na partida frente à Austrália. Vestiu pela última vez a camisola dos lobos na final do Rugby Europe Championship 2024 frente à Geórgia (36-10), disputada em Paris, no passado mês de março e que coroou a seleção georgiana como campeã europeia.

Formado no CDUP, clube portuense, emigrou para França onde representou o ASM Clermont (2014 - 2016), o Carcassonne (2016 - 2018) e representou ainda os ingleses do Newcastle Falcons (2018 - 2019).

«O Pedro foi uma das minhas primeiras contratações como treinador do Oyonnax Rugby (desde 2019) e agradecemos-lhe enormemente pelo que fez pelo clube dentro e fora de campo nas últimas temporadas», escreveu Joe El Abd, treinador de nacionalidade inglesa.

«Deixou a sua marca no clube ao ser campeão da França e com suas atuações excecionais por Portugal no Mundial. Fará sempre parte da família Oyonnax Rugby e apoiamo-lo nesta nova etapa da vida», acrescentou.

Este não foi o primeiro caso na seleção portuguesa. Recorde-se que Jean Sousa, um dos lobos lusodescendentes, terminou em 2022 a carreira igualmente devido às lesões na cabeça.