Neemias irá jogar no mais antigo e títulado clube da NBA: Celtics

Neemias irá jogar no mais antigo e títulado clube da NBA: Celtics

BASQUETEBOL17.09.202300:10

Poste português não deverá ficar muito tempo no desemprego e deve mudar-se da Costa Oeste para a Costa Este e terá como colegas de Jayson Tatum e Jaylon Brown

Segundo o jornalista Shams Cherania, do The Atheltic, Neemias Queta, de 24 anos, está a finalizar um acordo com a formação de Boston para assinar um contrato de duas vias, por uma temporada, que lhe permitirá atuar em simultâneo nos Celtics e nos Maine Celtics, clube afiliado da G League. 

A concretizar-se o vínculo e estando esse ainda em vigor a 24 de outubro, quando começar a 78.º campeonato, Queta, o primeiro português a jogar na NBA, voltará a viver uma situação idêntica à que teve nas duas última épocas com os Sacramento Kings e os Stockton Kings, mas agora integrando um dos principais candidatos ao título na Conferência Este e naquela que, a par dos Lakers, é a equipa com mais títulos na história da Liga: 17! 

Se alguma coisa de que não sentirá falta nos Celtics, um dos três clubes originais da NBA em 1946/47, juntamente com Knicks e Warriors, é tradição, cultura de basquetebol e adeptos apaixonados e… exigentes.

Ah, e portugueses nas bancadas, tal é a comunidade lusitana na cidade e no Massachussets - a cabo-verdiana ainda é maior -, assim como em localidades como New Bedford. Sem contar com a que existe ao longo da costa até Nova Iorque, que fica a três horas e meia de carro. E a oito de avião de Portugal. Fácil…

Escolhido na 39.ª posição do draft de 2021 pelos Kings, que o dispensaram na passada terça-feira para que tivesse tempo de arranjar um novo clube pois continua a ser muito acarinhado pelos fãs de Sacramento, Queta irá, pela primeira vez, atuar na Costa Este. Afinal mesmo a Universidade de Utah State que frequentou entre 2018/19 e 2020/21, ficava do outro lado do país. 

No contrato de duas vias, terceiro e último que pode assinar na Liga, o único senão é só poder disputar 50 partidas pelos Celtics na regular season e principalmente estar impedido de jogar no play-off quando alinha num conjunto que não falha a segunda fase do campeonato há nove épocas, em 2021/22 foi finalista vencido frente aos Warriors, acabou derrotado pelos Heat (4-3) na final de Este, e na próxima mantém-se entre os candidatos ao título. 

Ainda que o poste luso, de 2.13m, deva ser visto como o jogador com potencial para desenvolver e alguém que também irá ampliar as ambições dos Maine Celtics, na passada temporada chegaram às meias-finais do play-off, onde foram derrotados pelos Ontario Clippers, que acabaram por ganhar a G League, o que Neemias necessita é tempo de jogo na NBA, onde ainda apenas realizou 20 encontros: 15 em 2021/22 e os restantes em 2022/23.

Líderado por Joe Mazzulla (ex-adjunto) desde há um ano, depois da suspensão por uma época de Ime Udoka (entretanto assinou pelos Rockets) por relações extraconjugais com uma trabalhadora do clube, Jayson Tatum, Jaylon Brown e o recém adquirido Kristaps Porzingis são as principais estrelas dos Celtics onde também figura o veterano Al Horford.

Robert Williams, Horford, Porzingis e Luke Kornet os postes com que irá treinar e tentar entrar na rotação e JD Davison (base) e Jay Scrubb (base/extremo) os outros dois elementos com vínculos de duas vias. Três é o máximo que uma equipa pode ter para além dos 15 jogadores com contratos standard. 

O salário serão 560 mil dólares/época (525 mil euros) - se tivesse um contrato standard seriam 2,019,707 milhões (1,882 milhões) – e o acordo só fica garantido até final do campeonato a partir de 10 de janeiro, tal como aconteceu sempre em Sacramento. 

Os Celtics atuam no TD Garden, com capacidade para 19.156 espectadores, e os Maine Celtics no Portland Exposition Building (3000), que fica na cidade de Portland (Maine), a 1.40 h de Boston de carro. Curiosamente os verdes de Boston não eram apontados como possíveis candidatos a ter interesse na aquisição de Neemias. Os rumores pendiam mais para Blazers, Warriors, Pacers, Jazz, 76'ers ou Raptors.

O campo de treinos começa a 3 de outubro no Auerbach Center, a pré-temporada a 5 – os Celtics têm cinco partidas agendadas com 76’ers (2), Knicks (2) e Hornets (1) - e os plantéis terão de estar fechados a 23 de outubro para o arranque do 78.º campeonato a 24. Boston começa a jogar fora, em Nova Iorque, a 26, ante os Knicks no Madison Square Garden.