«Não podemos permitir lançamentos fáceis», diz Tanner Omlid sobre 'final' contra Gottingen

«Não podemos permitir lançamentos fáceis», diz Tanner Omlid sobre 'final' contra Gottingen

BASQUETEBOL05.02.202416:52

FC Porto discute apuramento para os quartos de final da Taça Europa contra a equipa alemã, na terça-feira às 20 horas

Esta terça-feira, às 20 horas, na Dragão Arena, o FC Porto tem muito provavelmente o jogo mais importante da temporada de 2023/24 até ao momento. Na 6.ª e última jornada do grupo K da 2.ª fase de grupos da Taça Europa, os dragões têm uma última oportunidade para garantir passagem aos play-offs. As contas são simples: derrotar o Gottingen e garantir o segundo lugar do agrupamento, sendo que o primeiro é já inalcançável. 

Tudo se complicou com a derrota na semana passada em Bilbau, quando o clube nortenho perdeu contra o conjunto dessa cidade por 90-86, desperdiçando uma vantagem de 12 pontos à entrada do 3.º período. Esse triunfo deixava os portistas apurados para os ‘quartos’ e na discussão da liderança do agrupamento, mas agora só uma vitória pode salvar os nortenhos na prova europeia. Tanner Omlid fez a antevisão ao teste e refere que parte da estratégia passa por não deixar os adversários entrar no ritmo de jogo.

«No basquetebol é sempre complicado decidir o vencedor no início, porque é um jogo de ataque e contra-ataque. Vamos estar focados durante 40 minutos, perceber que temos de responder às ofensivas deles e que não podemos permitir lançamentos fáceis para ganharem ritmo. Temos de fazer o nosso jogo», apontou o norte-americano.

Tanner Omlid converte mais dois pontos para o FC Porto frente ao Noorkoping na noite do Dragão Arena

A tarefa não será de todo fácil. No encontro da primeira ronda, disputado na cidade alemã com o mesmo nome, a turma de Fernando Sá saiu vitoriosa, mas apenas depois de ir a prolongamento (87-81). Anthony ‘Cat’ Barber foi vital para garantir esse importante triunfo, ao marcar 25 pontos e é visto como uma das grandes ameaças para os germânicos. O norte-americano tem uma média de 19.2 pontos por partida, sendo esta o quinto valor mais alto da competição. Mas defensivamente também se ganham jogos, ressalva Tanner Omlid.

«Sei que não vou ser o melhor marcador e que o meu trabalho é impedi-los de marcarem muitos pontos, seja na luta dos ressaltos ou na defesa. Sou um jogador ativo, positivo e uma força na defesa. Estou cem por cento preparado, estes são os jogos por que todos ansiamos».

Caso os azuis e brancos garantam passagem para os quartos de final da prova – pela segunda vez consecutiva -, o emblema nortenho sabe que vai defrontar o vencedor do grupo no qual está inserido o Sporting. Neste caso, a primeira posição está já garantida pelos turcos Bahcesehir College, impedindo assim um possível duelo luso nos play-offs.