Multa milionária para russo indisciplinado

TÉNIS17:39

Medvedev vai deixar 61% do que ganhou no Open da Austrália para pagar os estragos que fez: 10 mil dólares pela câmara que destruiu e 66 mil pela ira contra a raqueta. Contas feitas, 74 mil euros

O russo Daniil Medvedev vai pagar uma multa de 74.000 euros pelo comportamento no Open da Austrália, onde destruiu uma câmara, partiu uma raqueta e faltou a uma conferência de imprensa, e a ira destruidora até começou no jogo que venceu, na ronda inaugural e onde o triunfo valeu 132 mil dólares.

No encontro da primeira ronda frente ao tailandês Kasidit Samrej, 418.º jogador mundial, o três vezes finalista em Melbourne Park (2021, 2022 e 2024) destruiu a câmara da rede com a raqueta, no final do terceiro set (venceu por 6/2, 4/6, 3/6, 6/1 e 6/2). «Sinceramente, espero que [a multa] não seja muito elevada. Normalmente, é apenas por partir a raqueta, a câmara vai custar-me mais, mas não penso que uma GoPro seja assim tão cara», desvalorizou na altura.

Mas é. Implacável, a multa pela destruição da camara são 10 mil dólares e pela raqueta 66 mil. O russo devia estar a tomar como referência a multa das meias-finais, neste Major, em 2022, quando pagou 12 mil dólares, 8 mil pelos comentários obscenos e 4 mil pela conduta «antidesportiva», quando decidiu explodir com o árbitro.

O número cinco mundial já está fora do primeiro Grand Slam da temporada, ao ser eliminado na segunda ronda pelo qualifier Learner Tien (121.º), 6/3, 7/6, 6/7, 1/6 e 7/6, numa partida que se arrastou pela madrugada dentro, na Austrália, e foi decidida com um tie-break no quinto set, à melhor de 10 pontos e que o americano venceu por 10-7. Após o encontro, que durou quase cinco horas, Medvedev falhou a obrigatória presença na conferência de imprensa. Durante a partida atirou a raqueta contra um painel publicitário e discutiu com o árbitro depois de lhe terem sido assinaladas várias faltas (pé) no serviço.