Baldé denuncia insultos racistas: «Não deveria continuar a acontecer...»

INTERNACIONAL18.01.202523:05

Situação ocorreu durante a partida diante do Getafe. Jogador do Barcelona avisou o árbitro da partida sobre o sucedido

Mais um caso de racismo no futebol espanhol. Desta vez, o alvo foi Álex Baldé, que, após empate entre o Barcelona e o Getafe (1-1), denunciou ter ouvido insultos de índole racial por parte dos adeptos da equipa da casa.

«Recebi vários insultos racistas dos adeptos do Getafe. É algo que Não deveria continuar a acontecer», disse o lateral espanhol, revelando, ainda, que avisou o árbitro sobre o que se estava a passar: «Na primeira parte, insultaram-me. Disse ao árbitro e ele ativou o protocolo. Agora é tentar esquecer o assunto e pronto.»

O treinador do Barcelona, Hansi Flick, já reagiu ao sucedido: «Penso que não deve haver lugar para isto no futebol nem na vida. Agora é altura de refletir e as pessoas que fazem estes insultos têm de ficar em casa. Penso que temos de lutar contra isto. Porque, no fim de contas, é injusto. Temos de lutar todos juntos e penso que toda a gente o pode fazer.»

Também José Bordalás, técnico do Getafe, mostrou-se contra os atos dos adeptos da sua equipa: «Eu oponho-me a qualquer comentário, a qualquer cântico racista, oponho-me totalmente e bem, se é verdade, descubram-nos e tirem-nos dos estádios de futebol, já o disse várias vezes.»

De recordar que, na época passada, o Getafe teve uma secção do seu estádio parcialmente interditada por três jogos, devido à proferição de insultos racistas por parte dos seus adeptos à equipa do Sevilha. O Getafe teve, ainda, de pagar uma multa de 27 mil euros e de exibir uma mensagem de condenação destes atos na secção do estádio que foi encerrada.