Lobo José Lima muda-se para o Benfica
Vice-capitão da Seleção Nacional transfere-se da Agronomia para os encarnados, que irão festejar o centenário da modalidade no clube. Benfica apresenta ex-selecionador Martim Aguiar como treinador
José Lima, vice capitão da Seleção Nacional de râguebi, assinou pelo Benfica um contrato por um ano, sabe A BOLA.
O centro dos lobos transfere-se assim da Agronomia, clube ao qual regressou na temporada passada depois de 11 anos em França, onde jogou a nível profissional, na Pro 2 e no Top14.
Formado no CR Évora, o segundo luso com internacionalizações, 63, atrás do capitão Tomás Appleton, vestirá de encarnado na época em que o clube da Luz celebra, em outubro, o centenário de atividade da modalidade.
Atualmente ao serviço dos Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), Lima foi um dos convocados na derrota de sábado, diante os Black Lions, da Geórgia, na segunda jornada da Rugby Europe Super Cup 2024. Embate que marcou um regresso à ação após a lesão sofrida no encontro diante os campeões do mundo, África do Sul, em Bloemfontein, na digressão de julho.
Aos 32 anos, Lima, um dos mais experientes jogadores portugueses, junta-se a Guilherme Vasconcelos e Manuel Fati, internacionais sevens e ao ex-selecionador nacional, Martim Aguiar, que transita da equipa feminina campeã em 2023/24 para a masculina.
Martim Aguiar, tricampeão nacional pelo Grupo Desportivo Direito, esteve três anos no cargo de selecionador nacional. Levou os lobos do Rugby Europe Trophy, terceiro escalão do râguebi europeu, ao Rugby Europe Championship, torneio que apura as seleções continentais para o Mundial, tendo sido substituto em 2019 por Patrice Lagisquet, francês que ajudou a colocar Portugal no Campeonato do Mundo de França 2023.