Leão recebe raposa de orgulho ferido em duelo pela liderança
Mathias Gidsel, recentemente nomeado entre os três finalistas do prémio de melhor jogador do Mundo, será uma das armas do Fuchse Berlim frente ao Sporting (IMAGO)
Foto: IMAGO

Leão recebe raposa de orgulho ferido em duelo pela liderança

ANDEBOL27.02.202412:00

Sporting procura repetir feito da semana passada frente ao líder da Bundesliga

Há uma semana parecia impossível. Mas, depois do brilharete na Alemanha, o Sporting entra hoje no pavilhão João Rocha a bastar-lhe um empate frente às raposas do Fuchse Berlim (o animal que é símbolo do clube alemão), líder da Bundesliga, para assegurar o primeiro lugar do Grupo 4 da main round da Liga Europeia, que vale o apuramento direto para os quartos de final da prova.

A equipa de Ricardo Costa até pode perder e mesmo assim segurar o primeiro lugar — Sporting e Fuchse Berlim têm seis pontos quando restam duas jornadas desta fase da prova —, desde que perca apenas por um golo de diferença e o Fuchse Berlim não marque mais do que 32 golos.

Os leões têm a seu favor o resultado alcançado na Alemanha (31-32), onde quebraram a invencibilidade caseira das raposas berlinenses esta época e ainda o facto de há um ano não perderem no João Rocha: o último desaire no pavilhão do José Alvalade aconteceu precisamente na Liga Europeia, na receção aos croatas do Nexe, a 28 de fevereiro de 2023.

«Se uma vez é difícil...»

Por outro lado, o Sporting vai ter de lidar com uma raposa de orgulho ferido, que vai querer assegurar já um lugar na próxima fase de uma competição que conquistou na época passada, como admite o treinador dos leões, Ricardo Costa. «Não vamos ganhar porque ganhámos antes. Temos de continuar a ser competentes. Ganhar uma vez ao Fuchse é difícil, ganhar duas ainda mais e complicadíssimo é fazê-lo de forma consecutiva». O técnico pede à sua equipa «entrega total, conseguir passar pelos maus momentos, como aconteceu em Berlim, e ter o discernimento para se manter dentro do jogo. Sentimos que podemos fazer melhor do que em Berlim. Há aspectos que podemos corrigir. A primeira parte não foi boa e a segunda foi muito boa».

«O Fuchse não vem aqui [ao Pavilhão João Rocha] poupar nada, porque se o fizer, perde. Vão jogar na máxima força, sabem que o Sporting lhes pode ganhar e tal como eles passar à seguinte fase», frisou Ricardo Costa, que assume a ambição: «Não escondemos que temos o sonho de jogar uma final four e, se possível, ganhá-la. Creio que é legítimo para uma equipa como a nossa. Se o conseguirmos fazer já [hoje], seria ótimo, porque a época já vai longa, está tudo por decidir e quantos menos jogos os atletas tiverem, melhor», conclui.

Salvador Salvador corrobora o discurso do seu treinador e sugere concentração e astúcia à equipa leonina. «Vamos precisar de estar muito focados, concentrados, ser inteligentes, porque vamos defrontar uma das melhores equipas do Mundo. Tenho a certeza de que vai querer mostrar que nos pode vencer depois de ter perdido connosco em casa», disse, citado pela EHF, antes de elogiar o adversário.

«É o líder do campeonato alemão, provavelmente o mais forte do Mundo. Sabemos que vamos ter os adeptos a apoiar-nos e tenho a certeza de que será uma grande noite europeia», acrescentou, sobre um jogo que terá lotação esgotada, de acordo com a informação disponibilizada pelo Sporting.