Ginástica: treinador da seleção francesa suspenso por violência e maus tratos a atletas
Nellu Pop, treinador da seleção francesa de ginástica (IMAGO)

Ginástica: treinador da seleção francesa suspenso por violência e maus tratos a atletas

MODALIDADES06.03.202421:53

Dumitru Pop, técnico da seleção francesa de ginástica, foi suspenso por precaução pelo Ministério do Desporto francês

O atual treinador da seleção francesa de ginástica, Dumitru (mais conhecido como Nellu) Pop, foi, esta quarta-feira, suspenso, por precaução, pelo Ministério do Desporto francês por violência e maus tratos a atletas da seleção gaulesa. O Ministério do Desporto já fez seguir um relatório com o ocorrido para o Ministério Público francês.

Em comunicado, a Federação Francesa de Ginástica (FFGym) confirmou a suspensão do treinador: «A FFGym tomou nota da decisão do Ministério do Desporto de suspender, como medida cautelar, um das treinadores da equipa feminina de ginástica artística da França, Dumitru [Nellu] Pop, por atos de violência e maus tratos a atletas».

As alegadas ações de Nellu Pop vieram a público após uma investigação administrativa à federação francesa de ginástica, iniciada em maio do ano passado, após seis ex-ginastas da seleção francesa denunciarem violência física ou psicológica por parte dos treinadores. Também em maio do ano passado, o diretor técnico do centro de ginástica francês em Marselha, Vincent Pateau, foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa por assédio moral.

Dumitru Pop no treino para o campeonato do mundo de ginástica 2023, em Antuérpia (IMAGO)