FC Porto reescreve a história e entra na fase de grupos da 'Champions'
Desde o Clube Académico da Trofa em 2005/2006 que Portugal não tinha uma equipa feminina na fase de grupos da Champions. Foto FPV

FC Porto reescreve a história e entra na fase de grupos da 'Champions'

VOLEIBOL09.10.202420:49

Portuguesas venceram eliminatória frente às espanholas do CV Gran Canaria, vão integrar a pool C e voltam a colocar o voleibol português na principal competição europeia 19 anos depois

Passaram 19 anos desde que o voleibol português teve uma equipa feminina na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ontem, o FC Porto garantiu o fim do interregno e após vencer as espanholas do CV Gran Canaria por 3-2 em Las Palmas, na primeira vez que o clube consegue o apuramento para a principal competição europeia de clubes. E as jogadoras de Miguel Coelho fizeram a festa ainda antes do jogo terminar, dado que depois do resultado (3-0) na primeira mão, as portistas até podiam perder este segundo jogo desde que vencessem dois sets, o que aconteceu, antes de repetirem o triunfo, agora por 2-3.

A formação portuguesa entrou em falso no primeiro set (22-25) mas igualou no segundo parcial (25-23). As espanholas voltaram a superiorizar-se, por 21-25, mas as campeãs nacionais, selaram o apuramento para a próxima fase com um 25-18. No quinto set, o FC Porto chegou a estar a perder por 14-13 mas acabou por vencer por 16-14.

A cubana do Gran Canaria, Sulian Matienzo, com 22 pontos, e as portistas Puck Hoogers, com 21, e Victória Pinto, com 19, foram as melhores pontuadoras do jogo.

O FC Porto vai integrar o Grupo C da fase de grupos, juntamente com as poderosas equipas do Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeã da prova, e do VakifBank Istanbul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, assim como o campeão esloveno Calcit Kamnik.

A estreia das azuis e brancas está agendada para o dia 7 de novembro (19.00), em Itália, na Arena Di Monza, frente ao Vero Volley Milano.

O voleibol feminino volta assim a ter uma equipa lusa na Champions League quase 20 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.

O FC Porto  vai integrar o Grupo C C da fase de grupos, juntamente com as poderosas equipas do Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeã da prova, e do VakifBank Istanbul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, assim como o campeão esloveno Calcit Kamnik.