FC Porto bate o Póvoa AC e defronta Sporting na final da Taça
Triunfo claro dos dragões vale passagem ao jogo decisivo
O FC Porto venceu de forma tranquila o Póvoa AC por 39-30 e apurou-se para a final da Taça de Portugal, na qual vai defrontar o Sporting.
Mitrevski com cinco defesas nos primeiros 10 minutos lançou as bases para o dragão dominar desde muito cedo. A equipa de Carlos Resende colocou-se logo com uma vantagem confortável, com o dobro dos golos do Póvoa, o que levou o treinador Tiago Cunha a pedir o primeiro desconto de tempo logo aos 11m, quando já perdia por 8-4.
Certo é que as coisas não melhoraram, o conjunto poveiro mostrou grandes dificuldades em ultrapassar a defesa portista e ainda antes dos 17m, Cunha voltou a sentir necessidade de falar aos seus jogadores, quando a desvantagem já era de seis golos (13-7).
O Póvoa melhorou a partir daí, além de ter começado a concluir com sucesso mais ataques organizados, passou a defender melhor e a ganhar algumas bolas para contra-ataque. Mas sempre que parecia que se ia aproximar no marcador, surgia mais uma defesa incrível de Mitrevski, que estava numa tarde daquelas.
O guarda-redes macedónio que vai deixar os dragões após a final four da Taça terminou os primeiros 30 minutos com 10 defesas e foi o principal responsável pela vantagem portista, que era de 20-14.
A segunda parte foi mais aberta, com um jogo mais partido e com o Póvoa a tentar adiar ao máximo a chegada do FC Porto aos dez golos de diferença, algo que aconteceu à entrada dos últimos 10 minutos quando André Sousa fez o 32-22.
Com o vencedor da segunda meia-final encontrado, o resultado foi-se dilatando, com todos os jogadores de campo que alinharam do lado dos dragões a marcarem, enquanto do lado do conjunto poveiro o angolano Declerck Sibo terminou como o melhor marcador do jogo, com oito golos.
Neste domingo, a partir das 17h30, joga-se a final que terá, pelo terceiro ano consecutivo um clássico entre Sporting e FC Porto. Nos dois últimos anos, sorriu aos leões, mas o dragão vai com sede de vingança por essas duas derrotas e també pelo tírulo roubado pelo Sporting ao FC porto há uma semana.