Sporting ganha ao Belenenses e está na final da Taça de Portugal
Leões vão procurar a dobradinha frente ao vencedor do jogo entre FC Porto e Póvoa AC
O Sporting confirmou o favoritismo que lhe era atribuído frente ao Belenenses e garantiu a presença na final da Taça de Portugal, que se disputa neste domingo.
Frente ao oitavo classificado do campeonato, os leões ganharam por 28-20 e vão defender a conquista do título que conquistaram na época passada.
Ainda antes do apito inicial, a primeira meia-final ficou marcada pelo fair-play do Belenenses que fez uma guarda de honra ao novo campeão nacional.
Os leões lideraram o marcador desde o primeiro ataque, mas os azuis do Restelo mantiveram-se sempre a um ou dois golos de diferença na primeira metade da 1.ª parte.
Mesmo a rodar muito a equipa e com Ricardo Costa a dar tempo de jogo a atletas normalmente menos utilizados, o Sporting chegou aos quatro golos de vantagem (9-5), aos 18m.
A partir daí, e tendo em conta que a rotação na equipa do Sporting levou para o campo atletas com mais rotinas de jogo, a vantagem leonina foi crescendo. Mesmo com a boa exibição de João Moniz na baliza belenense, ele que terminou os primeiros 30 minutos com seis defesas, mas não impediu que o Sporting estivesse na frente por 15-10 no descanso.
Tudo tranquilo, portanto, no reino do leão. E o sinal de que a 1.ª parte decorreu tal como Ricardo Costa planeara é que o técnico nem utilizou o desconto de tempo de que dispunha.
E se as coisas já estavam encaminhadas, mais ainda ficaram com o parcial de 3-0 com que os leões entraram no segundo tempo. O emblema da Cruz de Cristo ainda reagiu com cinco golos contra apenas um dos leões, colocando o resultado em 19-15.
Com o guarda-redes João Moniz a manter o grande nível – terminou com duas mãos cheias defesas e travou três livres de sete metros seguidos! – o Belenenses fez tudo para manter-se na luta pelo resultado e a oito minutos do final perdia por cinco golos (23-18).
Mas a margem de erro do conjunto de Belém era nula e a maior experiência da equipa do Sporting permitiu-lhe gerir a diferença e confirmar a presença no jogo decisivo, no qual vai procurar conquistar o troféu pela terceira vez consecutiva e chegar à dobradinha. para juntar à Supertaça conquistada no início da época.
Martim Costa foi o melhor marcador do jogo, com sete golos, mais um do que o irmão Kiko Costa e Duarte Seixas, do Belenenses.
A equipa de Ricardo Costa fica agora à espera do vencedor da outra meia-final, que opõe o FC Porto ao Póvoa AC.