4 abril 2024, 14:31
Estoril Open: Hurkacz é primeiro tenista nos quartos de final
Segundo cabeça de série da prova ultrapassou o britânico Jan Choinski
Português derrotou Lorenzo Musetti, terceiro cabeça de série e 24.º do 'ranking' mundial
Jogo a jogo, Nuno Borges vai encontrando o seu melhor nível. Depois de uma primeira ronda complicada, marcada pelas interrupções de chuva e algum enferrujamento em terra batida, o português qualificou-se esta quinta-feira para os quartos de final do Estoril Open, logo com a uma das melhores vitórias da carreira, em termos de ranking. Com Lorenzo Musetti do outro lado da rede, 3.º cabeça de série e 24.º da hierarquia, o maiato não se intimidou e bateu o italiano por 2-0 (7/6 [7-4] e 6/3). Melhor só o triunfo que lhe valeu passaporte para os quartos de final do Open da Austrália, este ano, quando derrotou Grigor Dimitrov, na altura 13.º e agora 9.º, ou até mesmo a vitória contra Davidovich Fokina na segunda ronda, também na altura 24.º.
O encontro não começou da melhor forma. Tranquilo e sereno, o transalpino conseguiu uma vantagem inicial 1/3 perante um português ainda algo desconcentrado a acertar mais vezes na rede do que queria. Mas com muita garra e luta, tal como mostrou na primeira ronda, o equilíbrio apareceu no Estádio Millennium. Seguiram-se longas e táticas trocas de bola, procurando ambos jogadores ditar o ponto na linha de fundo, sem um claro vencedor neste braço de ferro. A 5/5 deu-se provavelmente o momento mais importante do duelo.
A enfrentar dois pontos de set (15-40), a maturidade mental de Borges brilhou. Sem se precipitar, manteve-se calmo e construiu os pontos que anularam o perigo e empurraram a pressão para o transalpino. Este também manteve a compostura e seguiu-se o tie-break. E o que valeu a vitória de Borges no desempate foi novamente a solidez. De punho cerrado, o maiato celebrou a vitória ao passo que Musetti disparava a bola em frustração para fora do court, levando imediatamente aviso pela conduta.
O ténis é um jogo mental, parafraseando as palavras que João Sousa disse na quarta-feira, na última conferência de imprensa da carreira. E o início do segundo parcial é prova disso mesmo. Borges começou a servir e teve muitas facilidades neste jogo inicial. O italiano, ainda frustrado, não teve a paciência necessária para continuar a batalhar o português.
Pior ainda, o mesmo se verificou logo a seguir e perdeu o serviço para o jogador luso, para júbilo do público português. Nuno Borges fez o seu jogo, sem se desconcentrar e fechou o encontro no seu serviço. Pela primeira vez, avança para os quartos de final do Estoril Open, na vertente de singulares.
O adversário que se segue é Cristian Garin, que derrotou Arthur Fils, o tenista que apontou a última derrota da carreira de singulares de João Sousa. O chileno, especialista em terra batida, bateu o francês por 2-1 (2/6, 6/4 e 6/4).
Outros resultados:
4 abril 2024, 14:31
Segundo cabeça de série da prova ultrapassou o britânico Jan Choinski