É portuguesa a fotografia na capa de livro sobre os 200 anos de râguebi!

Râguebi É portuguesa a fotografia na capa de livro sobre os 200 anos de râguebi!

RÂGUEBI01.09.202319:29

Uma fotografia, da autoria do português Luís Cabelo, do campeonato nacional de râguebi está na capa do ‘Bicentenário do Râguebi: 1823-2023’, livro com mais de duzentas fotografias que prestam uma homenagem visual ao desporto da bola oval (ed. En Exergue, 208 páginas).

O momento foi capturado a 14 de dezembro de 2019, no jogo entre CDUL e Cascais. Mário Zeballos (Cascais) deu a cara e Tomás Appleton (capitão da Seleção Nacional e do CDUL) emprestou os braços que envolvem o jogador da equipa da Linha.

«O objetivo do livro é celebrar o bicentenário do râguebi através da mostra de fotografias de râguebi, o que é o jogo 200 anos após a sua criação, independente do país e nível», explicou Yvon Rousset, ideólogo do projeto nascido a partir de «um concurso lançado no Instagram», esclareceu o ex-jogador do Racing Clube de France, clube do top-14.

A obra, à venda na Amazon e FNAC, conta com «fotografias [mais de 200] de todo o mundo, de França, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Argentina e África do Sul, a também da Índia, Costa Rica, Colômbia, México, Brasil, Bélgica, Espanha, Itália, Países Baixos e Estados Unidos», enumerou (além de Portugal, claro). Três fotógrafos portugueses deram o seu contributo: Luís Cabelo, Rui Tenório e Mariana Lancastre.

A fotografia do bicentenário «será escolhida por um júri durante o Mundial de râguebi [de 8 de setembro a 28 de outubro], por volta de 15 de outubro», acrescentou. As categorias de melhor fotografia de «homem, mulher, crianças e ambiente», serão também submetidas ao olhar dos júris, finalizou Yvon Rousset.