Declarações na Sérvia causam polémica: «Tento proibir o cor de rosa, é cor feminina»
Antigo basquetebolista sérvio Milan Gurovic é conhecido por não ter papas na língua e fez mais uma declaração que será considerada, no mínimo, controversa
Milan Gurovic, presidente do Real Beograd, revelou num programa da RTS que proibiu uma coisa específica aos jovens jogadores do seu clube, onde trabalha com talentos precoces.
«No meu clube, tento proibir os rapazes das camadas jovens, de várias idades, de usarem ténis roxos ou cor-de-rosa com brilhantes e flores. Os miúdos de hoje veem o mundo de forma diferente, por isso tento tirar-lhes isso da cabeça se quiserem praticar desporto e tornarem-se atletas de topo com caráter forte. Não sei, talvez o tempo me tenha ultrapassado, talvez eu viva noutra época, mas acho que tenho razão e que não estou errado. Simplesmente, não podes vir treinar ou jogar com ténis roxos, são cores femininas, ou com brilhantes, flores. É um exemplo parvo, banal, mas influencia a própria luta no jogo, porque o campo é um palco de batalha e tens de agir como tal», disse, lançando a polémica.
Recorde-se que, durante a sua longa carreira, Gurovic vestiu a camisola de vários clubes com peso no basquetebol europeu, entre os quais se destacam o Estrela Vermelha, Partizan, Barcelona, Unicaja, Joventut, Galatasaray ou AEK AEK, tendo alcançado os maiores sucessos com a camisola da seleção nacional da Sérvia.