Benfica vence Sporting e fica a uma vitória do 'penta'
Águias perderam primeiro set, mas deram a volta nos restantes, com destaque para exibições autoritárias do oposto Felipe Banderó e de Japa
O Benfica ficou este domingo mais perto de confirmar o pentacampeonato nacional, depois de vencer o Sporting no terceiro jogo da final da Liga Una, por 3-1 (29-31, 25-21, 25-20 e 25-17). Águias lideram a eliminatória por 2-1 e só precisam de mais um triunfo para celebrar o título.
Foi com uma exibição muito consistente que os encarnados alcançaram este resultado. Contudo, tiveram de recuperar de uma desvantagem inicial, uma vez que cederam o primeiro set aos leões (29-31) depois de lideraram por três (17-14) e terem desperdiçado quatro pontos de set.
Porém, a turma de Marcel Matz reagiu bem ao percalço, enquanto o clube de Alvalade baixou de rendimento no serviço, cometendo muitos erros neste departamento. Assim, as águias venceram o segundo (25-21) e terceiro parciais (25-20), sem alguma vez estar abaixo no marcador.
Só no quarto set é que os verdes e brancos voltaram a ficar com mais um ponto de vantagem (2-4), mas esta durou pouco tempo. O Benfica deu imediatamente a volta (8-6) e não voltou a largar desta. Até a aumentou (18-15).
No momento crítico da partida, foram os tetracampeões que reagiram melhor à pressão e assim voltaram a estender a diferença para os arquirrivais, que terminou com ataque central de Japa, uma das jogadas mais eficazes desta noite, juntamente com o poderio ofensivo de Felipe Banderó, principal figura do embate.
O quarto jogo da eliminatória vai ser jogado na próxima quarta-feira, dia 1 de maio, no pavilhão João Rocha, com início agendado para as 19 horas.