Benfica e Sporting disputam final do campeonato feminino

Râguebi Benfica e Sporting disputam final do campeonato feminino

RÂGUEBI11.03.202309:00

Sporting e Benfica disputam hoje no CAR Jamor (15 horas ) a final do Campeonato Nacional Divisão de Honra feminino.

As leoas, campeãs em título e dominadoras nos últimos anos, hexacampeãs ao englobarem conquistas nas variantes de Sevens, Ten, XIII e XV, atualmente em vigor, chegam ao jogo decisivo com três derrotas na fase regular, duas delas com a formação encarnada (22-0 e 5-8), tendo afastado o Sport CP nas meias-finais.  

As derrotas com o rival justificam-se «pela fase da adaptação a entradas e saídas no plantel», disse a ABOLA Francisco Sande e Castro. Para o treinador do Sporting, as jogadoras «têm consciência que agora só este jogo interessa para conquistar o campeonato». O título abre a porta da qualificação para a Taça Ibérica «competição pela qual as nossas atletas têm muito carinho», sublinhou.

As águias, cinco títulos no campeonato e outros tantos no circuito de sevens, à procura de levantar um troféu que lhe escapa desde 2016, sobem invictas ao relvado do campo A do Jamor, depois de eliminarem, nas meias, a Agrária (vice-campeã no ano passado).

«Uma vitória pode dar mais visibilidade à equipa e à modalidade, trará mais apoiantes, praticantes e parceiros e com o desporto feminino a ganhar cada vez mais força, esta é a altura certa para contribuirmos para essa visibilidade», confessou Tomás Cardoso, timoneiro benfiquista.   

Como nota de curiosidade, os dois plantéis integram atletas ucranianas. Nastia e Tanya, no Sporting e Lidiia Demchenko, no Benfica.