Andebol: sensacional vitória do FC Porto na Liga dos Campeões
Tetracampeão nacional somou o segundo triunfo em outros tantos jogos do Grupo B da Champions, o de esta quarta-feira por 30-29 frente ao Celje, que chegou a estar na frente por nove golos (12-21) já na segunda parte
Que vitória a do FC Porto em casa do campeão esloveno! Após estrear-se nesta edição da Liga dos Campeões com um triunfo no Dragão Arena frente ao Wisla Plock por 24-23, os dragões foram a Celje derrotar a equipa local por 30-29. Quem diria, já que aos 5 minutos da segunda parte os anfitriões tinham nove golos de vantagem, 21-12!
O Celje, batido (36-38) na ronda inaugural na Dinamarca frente ao GOG, entrou melhor e esteve sempre na frente do marcador. Com o guarda-redes Rok Zaponsek em alta, com 7 defesas em 16 remates (43,75%) na primeira parte, e com Mitja Janc de mão quente ao marcar cinco dos 10 primeiros golos, os eslovenos mandaram na etapa inaugural e com parcial de 6-0 passaram o marcador de 5-4 para 11-4.
Carlos Resende, o treinador, bem procurava novas soluções, chegou mesmo a trocar todo o sete inicial, mas do outro lado estava uma equipa segura e com poucas (ou menos que os dragões) falhas técnicas. Ao intervalo, 16-9 para o Celje.
Na segunda parte, esperava-se uma reação do tetracampeão nacional, mas foi o Celje a voltar a entrar melhor e aos 5’ vencia por 21-12. O FC Porto precisava de um milagre, e não é que aconteceu mesmo!
Mais agressivo na defesa (também é verdade que o Celje pareceu deslumbrar-se perante tantas facilidades), os azuis e brancos, com um parcial de 6-0 (com quatro golos de Diogo Branquinho), reduziram para 23-25 e a 10 minutos do final, após dois livres de 7 metros de António Areia, chegaram mesmo ao empate (26-26).
O jogo estava vivo e, quem diria, emocionante! Iturriza, a 7 minutos do final, deu a primeira vantagem ao FC Porto, mas o Celje respondeu com três golos de rajada. Mas Iturriza estava on-fire e fez mais três golos, todos aos 6 metros. No último minuto, vantagem (30-29) dos dragões, que conseguiram, com várias faltas aos 9 metros, impedir o empate!
Com duas vitórias em outros tantos jogos, o FC Porto soma quatro pontos e na próxima jornada, a terceira, do Grupo B recebe, a 28 de setembro, quinta-feira, o Barcelona.