Andebol: FC Porto vence e mantém-se a um ponto do Sporting antes do Clássico
(Foto: FC Porto)

Andebol: FC Porto vence e mantém-se a um ponto do Sporting antes do Clássico

ANDEBOL29.10.202317:49

Dragões foram à Madeira derrotar o Marítimo

Uma vitória sem margem para dúvidas. O FC Porto visitou o Marítimo no encerramento da 10.ª jornada do campeonato e triunfou de forma clara (37-25), num jogo que liderou com vantagem larga desde muito cedo.

Três dias depois de uma vitória emocionante, na Champions, frente ao GOG, a equipa de Carlos Resende conseguiu um jogo sem grandes sobressaltos emocionais e a meio da primeira parte, já vencia por cinco golos de vantagem (12-7).

O guarda-redes do Marítimo Diogo Valério com uma mão cheia de defesas foi impedindo que FC Porto disparasse ainda mais no marcador, mas Mitrevski do outro lado deu seguimento à exibição que lhe valeu um lugar na equipa ideal da Champions a meio da semana e fechou a baliza portista quando a defesa foi ultrapassada pelo ataque maritimista.

Com o treinador Paulo Fidalgo, castigado, a ver o jogo da bancada, o Marítimo esboçou uma reação na segunda parte, depois de ter chegado ao intervalo a perder por 21-14, mas raramente o ataque se mostrou à altura da exibição de Diogo Valério, que foi o melhor do conjunto madeirense.

Carlos Resende aproveitou para rodar muito a equipa, dando minutos a quase todos os jogadores antes da paragem para os jogos das seleções, mas manteve sempre o adversário a uma distância confortável, chegando aos dez golos de vantagem a pouco mais de dois minutos do final e terminando a vencer por 12, naquela que foi a maior diferença na partida. 

A ficha de jogo dá conta dessa mesma rotação na equipa dos dragões, que tiveram em António Areia e Niklaj Laeso os melhores marcadores (seis golos), num total de onze jogadores a marcar – o mais produtivo do encontro foi o Leandro Semedo, do Marítimo, com sete.

Este triunfo permite ao FC Porto chegar aos 29 pontos, mantendo o segundo lugar, a um do líder Sporting, equipa que conta por vitórias os dez jogos disputados.

Promete, portanto, ser um Clássico bem quentinho aquele que está marcado para o dia 11 de novembro, na Dragão Arena, no regresso do campeonato após a pausa para as seleções. 

CLASSIFICAÇÃO