A chuva atrasou, mas não conseguiu travar Sabalenka e Paolini rumo às meias-finais em Miami
Paolini tornou-se na primeira tenista italiana a qualificar-se para as meias-finais em Miami
A chuva atrasou os jogos do Open de Miami na terça-feira, mas quando o céu abriu e os courts secaram Aryna Sabalenka e Jasmine Paolini tomaram as rédeas e garantiram um lugar nas semifinais do torneio WTA 1000, com um prémio monetário de 8.963.700 dólares.
A número um do mundo, Sabalenka, derrotou facilmente a campeã olímpica de Paris e nona cabeça-de-série, Qinwen Zheng (China), por 6-2, 7-5, em uma hora e 37 minutos. A tenista bielorrussa alcançou as semifinais do torneio pela primeira vez na sua carreira, sendo esta a sua 17.ª semifinal em torneios WTA 1000. Aryna Sabalenka soma 21 vitórias e apenas 4 derrotas em 2025.
Sabalenka e Zheng trocaram quebras de serviço para o 2-2 no início do encontro, mas seguiram-se quatro jogos consecutivos para a líder do ranking, que venceu o primeiro set por 6-2. A chinesa ofereceu maior resistência no segundo set, após liderar por 2-0 e 4-2, mas Aryna Sabalenka empatou a 4-4. Qinwen Zheng voltou a liderar, por 5-4, mas Sabalenka venceu os três jogos seguintes e, consequentemente, o encontro.
A sexta cabeça de série, Jasmine Paolini, também não perdeu qualquer set no seu percurso até às semifinais. A italiana eliminou Magda Linette (Polónia) com um duplo 6-3, 6-2, num encontro que durou 78 minutos.
Paolini tornou-se na primeira tenista italiana a qualificar-se para as meias-finais em Miami, depois de seis compatriotas suas terem chegado aos quartos de final. A última a consegui-lo foi Martina Trevisan, em 2023.
Linette, que na ronda anterior eliminou Coco Gauff, começou com uma quebra de serviço contra Jasmine Paolini, mas a italiana respondeu com quatro jogos consecutivos, abrindo uma vantagem de 4-1 e vencendo o set por 6-3. No segundo parcial, a bicampeã de torneios do Grand Slam foi ainda mais convincente, chegando ao 5-1 e fechando o encontro com um 6-2.
Antes de Miami, Paolini não tinha chegado aos quartos de final em 2025. Foi eliminada nos oitavos de final dos três torneios WTA 1000 anteriores desta temporada - Doha, Dubai e Indian Wells.
«Acho que não tenho jogado mal esta temporada, mas não tenho grandes resultados até agora. Perdi muitos jogos, mas contra grandes adversárias. Talvez precise de um pouco mais de confiança. E essa confiança surgiu aqui, em Miami», afirmou Paolini após a vitória.
A italiana procura o segundo título WTA 1000. O primeiro aconteceu no ano passado, no Dubai, torneio que marcou a sua ascensão em 2024, culminando com um lugar no top 5 no final da temporada.