A ascensão meteórica de Jaime Faria
Jaime Faria bateu Meligeni em casa do adversário e é agora 120 do ranking ATP
Foto: IMAGO

A ascensão meteórica de Jaime Faria

TÉNIS28.10.202418:31

Tenista de 21 anos começou o ano em 411.º e surge hoje no 'ranking' ATP em 120 depois do triunfo no Challenger de Curitiba

O tenista português Jaime Faria viu hoje confirmada a entrada no top 120 mundial, um dia depois de ter conquistado o segundo título challenger da carreira em Curitiba, no Brasil. «É um título muito importante para mim, que me ajuda a subir mais uns lugares no ranking, que é o que quero, e sobretudo dá-me confiança para continuar, bem como motivação», salientou no domingo, em declarações à agência Lusa.

Jaime Faria é agora o nono melhor português de sempre no ranking ATP e o segundo melhor da atualidade, apenas superado por Nuno Borges, que hoje desceu um lugar para 34.º. O tenista lisboeta começou o ano no 411.º lugar e há duas semanas tornou-se no 10.º tenista luso de sempre a entrar no top-150, sendo também o segundo mais novo, atrás de Nuno Marques.

No Brasil, o atleta de 21 anos, conquistou o maior título da carreira ao sagrar-se campeão do ATP Challenger 100 de Curitiba. O tenista luso impôs-se na final ao brasileiro Felipe Meligeni Alves em dois sets, por duplo 6/4.

Este foi o sexto título da temporada, na qual começou a brilhar no circuito ITF, com destaque para os quatro títulos ganhos em quatro semanas consecutivas no Algarve, a que somou Oeiras Open, Challenger 75, e agora Curitiba, Challenger 100, estes dois do circuito secundário do ATP. Foi ainda finalista do Challenger 125, há duas semanas, em Valência.

O próximo desafio deve ser o Campeonato Nacional Absoluto, entre 2 e 9 de novembro.

Numa semana sem mexidas no topo da hierarquia mundial, liderada pelo italiano Jannik Sinner, Henrique Rocha, o único outro luso a figurar no top 200, caiu nove posições, sendo agora 179.º. Também o ranking WTA não sofreu mexidas nas primeiras posições, com a bielorrussa Aryna Sabalenka a continuar no comando, seguida da polaca Iga Swiatek.