Ciclismo Volta à França do Futuro com oito etapas
A organização da Volta à França do Futuro, divulgou as etapas que fazem parte do percurso, que tem menos dois dias que a ultima edição, realizando-se entre 20 e 27 de agosto.
A corrida inicia-se em Carnac na Bretanha, seguem-se dois dias para velocistas e um contrarrelógio por equipas entre Issoudun e Vatan na distância de 21 quilómetros. Depois de duas etapas que deverão ser movimentadas, chegam os dias decisivos em montanha nos Alpes, que se iniciam com Méribel - Col de la Loze, por onde um mês antes passará a Volta à França.
No penúltimo dia realizam-se duas etapas, de manhã um exigente contrarrelógio individual em Les Karellis na distância de 11 quilómetros, de tarde a ligação Le Karellis - Col du Mont Cenis na extensão de 70 quilómetros, com a meta a instalada a mais de 1500 metros de altitude.
A ultima etapa com 100 quilómetros, privilegia os trepadores que continuam a desbravar os Alpes, na que é considerada a etapa rainha com final em Sainte Foy Tarentaise, que inclui a passagem pelo Col d’Iseran. Em resumo, o percurso apresenta dois contrarrelógios, duas etapas planas, duas de média montanha e três de alta montanha.
Portugal que não participou nas duas ultimas edições em 2021 e 2022, precisa de conquistar pontos para poder estar presente, com esse objetivo a Seleção Nacional vai correr a Orlen Nations Grand Prix de 24 a 28 na Polónia e de 8 a 11 de junho a Corrida da Paz na Republica Checa.
A realização da Volta a Portuga de 9 a 11 de agosto impede que alguns ciclistas sub 23 das equipas Continentais portuguesas, estejam disponíveis para representar a Seleção Nacional, enquanto António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Lucas Lopes a correrem em equipas estrangeiras deverão ser opções para o selecionador nacional José Poeira.
Volta à França do Futuro feminina
Este ano e pela primeira vez vai realizar-se a Volta à França do Futuro Feminina, para ciclistas sub 23, com a duração de cinco dias que estará na estrada entre 28 de agosto e 1 de setembro.
O corrida inicia-se com um contrarrelógio individual, segue-se uma etapa plana, uma de média montanha e duas de alta montanha nos Alpes, com o seguinte percurso; 1.ª etapa Saint Vallier - Saint Vallier (CRI) 14,5 km, 2.ª etapa Louhans - Chateaurenaud 91 km, 3.ª etapa Didier-sur-Chalaronne - Val d’Epy 97 km, 4.ª etapa Challes-les-Eaux - Megéve 76 km e 5.ª etapa Saint-Gervais Mont Blanc - Sainte-Foy-Tarentaise 96 km.
1.ª Volta à França do Futuro em 1961
A 1.ª edição da Tour de L’Avenir (Volta à França do Futuro) foi criada em 1961 por Jacques Marchand, editor do jornal L’Equipe, com o objetivo de atrair as equipas da União Soviética e outras nações comunistas de países do Leste, que não possuíam corredores profissionais que pudessem competir na Volta à França.
Até 1967 algumas etapas realizavam-se no mesmo dia, começavam mais cedo que as da Volta à França e compartilhavam a última parte do percurso da cada etapa, a partir de 1968 passou a ter um percurso diferente.
Em 1970 teve o nome de Grand Prix de L’Avenir, de 1972 a 1979 Trophée Peugeot de L’Avenir e de 1986 a 1990 Tour da Comunidade Europeia. Entre 1961 e 1980 foi restrito a ciclistas amadores, em 1981 foi aberto a profissionais, a partir de 1992 apenas poderiam participar corredores com menos de 25 anos.
Desde 2007 que a Volta à França do Futuro é exclusivamente para ciclistas com menos de 23 anos, que participam através das seleções nacionais dos cinco continentes, que terão que obter pontuações em provas anteriores para poderem fazer parte do pelotão.
A França regista 19 vitórias, seguida da Espanha 12, Colômbia 6, Itália e Bélgica 4 e Países Baixos 3. Portugal tem como melhor resultado o segundo lugar de Rui Costa conquistado em 2008, que ficou a 36 segundos do belga Jan Bakelants que foi o vencedor.
Apesar da referência ao nome da prova, Volta à França do Futuro, apenas sete ciclistas conseguiram vencer ambas as competições, Felice Gimondi, Joop Zoetemelk, Greg Lemomd, Miguel Indurain, Laurent Fignon, Egan Bernal e Tadej Pogaçar.
O russo Sergei Sukhoruchenkov foi o único ciclista que venceu a corrida por duas vezes em 1978 e 1979, e que ganhou a Corrida da Paz em 1979 e 1984.
ETAPAS
1.ª Etapa Carnac - La Gacilly 140 km
2.ª Etapa Nozay - Chinon 189 km
3.ª Etapa Issoudun - Vatan (CRE) 21 km
4.ª Etapa Aigurande - Evaux-les-Bains 149 km
5.ª Etapa La Tour-de-Salvagny - Lac d’Aiguebelette 141 km
6.ª Etapa Méribel - Col de la Loze 65 km
7.ª Etapa A Montricher-Albanne - Les Karellis (CRI) 11 km
7.ª Etapa B Les Karellis - Col du Mont Cenis 70 km
8.ª Etapa Val-Cenis - Sainte Foy Tarentaise 100 km