Volta à Catalunha: Roglic devolve derrota por centímetros a Ayuso
Primoz Roglic vence ao sprint Juan Ayuso na 4.ª etapa da Volta à Catalunha (Foto Volta à Catalunha/X)

Volta à Catalunha: Roglic devolve derrota por centímetros a Ayuso

CICLISMO27.03.202518:26

Esloveno bateu o espanhol ao sprint e venceu a 4.ª etapa, desforrando-se do corredor da UAE Emirates, que o vencera na véspera com recurso a foto-finish. E ainda lhe retirou a liderança da geral

Um dia após a discussão da vitória na etapa com recurso a foto-finish, Primoz Roglic devolveu a segunda posição, igualmente por desvantagem de poucos centímetros, a Juan Ayuso e conquistou a quarta etapa da Volta à Catalunha, desforrando-se do espanhol. Não só no êxito na jornada, pelo segundo dia montanhosa, mas também ao desapossá-lo da liderança da classificação geral, embora em igualdade de tempo. 

Após um primeiro duelo na chegada em alto, em La Molina, o duo voltou a guerrear-se esta quinta-feira em Montserrat (9 km a 6,2%), outra vez na subida final após um percurso acidentado de 188,7 quilómetros de extensão, impondo-se aos demais candidatos aos lugares de topo da geral.

E se na véspera, a olho nú, não foi possível decurtinar a vitória de Ayuso sobre Roglic, no dia seguinte não foi muito mais evidente a troca de posições, refletindo o equilíbrio entre os corredores que se revelam os mais fortes da prova catalã.

Em La Molina, o espanhol da UAE Emirates (e também o esloveno da Red Bull-BORA-hansgrohe) manteve-se no grupo até às derradeiras centenas de metros (explicou que a subida não teria a inclinação suficiente para que se produzissem diferenças com ataques), mas em Monserrat foi o primeiro a tomar a iniciativa, lançando as hostilidades a 2,5 km da meta.

Mais uma vez, apenas Roglic conseguiu responder a Ayuso e ambos voltaram a discutir, entre si, a triunfo, finalizando em igualdade de tempo, que resulta em empate na geral após as bonificações atribuídas, mas prevalecendo o esloveno devido ao (menor) acumulado após soma das classificações de ambos em todas as etapas (65 contra 81).

A 20 segundos desta dupla, na terceira posição, está o espanhol Eric Mas (Movistar, e um segundo depois o seu compatriota Mikel Landa (Soudal Quick-Step), em quarto. 

Afonso Eulálio (Bahrain) acompanhou o seu líder, o francês Lenny Martínez, durante grande parte da subida final, e concluiu a etapa na 52.ª posição, a 6.51 minutos de Roglic, subindo ao 67.º lugar da geral, a 26.01 m do novo líder.