Volta à Catalunha: Juan Ayuso vence Primoz Roglic... ao 'foto-finish'
Num sprint em subida no final da 3.ª etapa, o espanhol bateu por escassos centímetros o esloveno e ascendeu à liderança da geral
O foto-finish decidiu o vencedor da montanhosa terceira etapa da Volta à Catalunha, na meta no alto de La Molina. No final desta subida de 12,2 km a 4,4% de inclinação média, Juan Ayuso e Primoz Roglic discutiram a vitória destacados de um grupo restrito, de 24 corredores, que incluiu os principais candidatos ao triunfo na classificação geral na corrida catalã.
Após um longo sprint em ascensão, o espanhol da UAE Emirates impôs-se ao esloveno da Bull-BORA-hansgrohe por escassos centímetros, conquistando a etapa, a respetiva bonificação de 10 segundos, e a camisola branca, símbolo de liderança da geral.
Juan Ayuso destrona o britânico Matthew Brennan, que não resistiu às inclinações do percurso (foi apenas 75.º, a 13.24 minutos), e posiciona-se no topo da classificação com seis segundos de vantagem sobre Primoz Roglic e onze à frente do compatriota Mikel Landa (Soudal Quick-Step), terceiro, após idêntica posição nesta etapa, a dois segundos do vencedor.
«Sabia que esta subida não promovia os ataques para se isolar, porque tem algumas partes menos inclinadas e até planas, por isso decidi permanecer no grupo até perto do final e lançar o sprint», declarou Juan Ayuso após a etapa em obteve a quinta vitória esta temporada.
Afonso Eulálio concluiu a jornada na 79.ª posição, 14.47 minutos de Juan Ayuso, e ocupa o 81.º lugar na geral, a 19.03 m do espanhol.