Vingegaard e Pogaçar definem programas até ao Tour

Ciclismo Vingegaard e Pogaçar definem programas até ao Tour

CICLISMO13.04.202309:29

Jonas Vingegaard com 26 anos, último vencedor da Volta à França e Tadej Pogaçar com 24 anos, primeiro em 2020 e 2021 têm o programa definido até ao início do Grand Boucle que se vai correr entre 1 e 23 de julho.

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) com 17 dias de competição e nove vitórias que inclui a geral em O Gran Camiño e Volta ao País Basco, sete etapas e terceiro lugar no Paris - Nice, vai fazer uma pausa nas competições regressando no Dauphiné Libéré (4 a 11/06), até lá  vai estagiar em altitude e passar algum tempo com a família. Em referência ao ano passado falha a presença na Fleche Wallonne e Liége-Bastogne-Liége, provas nas quais desistiu, vai alinhar na Volta à França com 18 dias de corrida.

Diferente é o programa de Tadej Pogaçar (UAE-Team Emirates) que dá a sensação de estar a correr para onde o vento o leva, com sucessivas alterações do que estava inicialmente previsto. Com 17 dias de competição regista dez vitórias, Jaén Paraíso Interior, Volta a Andaluzia, Paris - Nice Volta a Flandres e seis etapas, faz parte do seu programa caso não surjam modificações, Amstel Gold Race (16), Fléche Wallonne (19), Liége-Bastogne-Liége (23) e Volta à Eslovénia (14 a 18/06), para chegar ao Tour com 25 dias de corrida, a que junta um estágio em altitude no decorrer do mês de maio, que será o primeiro e único na presente temporada.

Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck) com 28 anos, regista 15 dias de corrida no ciclocrosse entre 17 de novembro e 5 de fevereiro, nos quais conseguiu sete vitórias que inclui o titulo de campeão do mundo, na estrada tem 13 dias de competição com vitórias na Milão - São Remo e Paris Roubaix, segundo lugar na E3 Saxo Classic e Volta a Flandres. Vai realizar um estagio em altitude no Teide em Tenerife até ao final do mês e um segundo no decorrer do mês de maio, regressando à competição na Volta à Suíça (11 a 18/06) antes de correr o Tour, prova em que o objetivo passa por vencer etapas.

Wout Van Aert (Jumbo-Visma) com 28 anos, correu 14 dias no ciclocrosse nos quais conseguiu nove vitórias e foi segundo no Campeonato do Mundo, na estrada tem 12 dias de competição e uma vitória na E3 Saxo Classic, foi segundo na Gent-Wevelgem, terceiro na Milão - São Remo e Paris - Roubaix e quarto na Volta a Flandres. Depois de uns dias de descanso junto dos familiares vai estagiar em altitude, regressa na Volta à Suíça antes de correr a Volta à França, na qual é candidato a vencer etapas e lutar pela camisola verde dos pontos que ganhou em 2022.

Outros nomes a ter em conta na Volta à França passam por Enric Mas (Movistar), Pello Bilbao e Mikel Landa (Bahrain-Victorious), David Gaudu e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Simon Yates (Jayco-Alula), Roman Bardet (Team DSM), Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Daniel Martinez (Ineos-Grenadiers) e Jai Hindley (Bora-Hansgrohe).